A cada dia a prática do pilates ganha mais adeptos, entre eles, muitos empresários que precisam manter uma excelente postura diante dos clientes e também seus colaboradores, além da melhorar as condições gerais de saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. O método Pilates procura conciliar o corpo e a mente, por isso as pessoas tem buscado tanto a prática.
O publicitário e também empresário, Cesar Sella (47), faz pilates no solo e com bola há cerca de dois anos e revela que antes da prática levava uma vida sedentária. “Eu trabalho muito tempo sentado, em frente ao computador, e tinha muita dor nas costas. Então eu me propus melhorar a qualidade de vida, busquei o pilates e já obtive resultados imediatos - em três semanas eu já estava quase sem dor. Além de ter eliminado as dores nas costas, hoje estou mais ativo, suporto melhor quando preciso trabalhar mais tempo sentado, melhorei minha postura, tenho mais coordenação e equilíbrio,” analisa. Sella conta que já conseguiu até plantar bananeira em cima da bola em uma aula de pilates. “Não fiquei nem um segundo de ponta cabeça, mas já está valendo”, relembra com bom humor.
Agora o empresário faz planos para manter a vida saudável. “O pilates me permitiu passar para a musculação, pois reeduquei minha musculatura e postura. Com mais algumas aulas, eu pretendo conciliar os pesos (musculação) e o pilates”, projeta. A fisioterapeuta Juliana Martendal conta que a maioria das pessoas já tem conhecimento do que é o pilates, por isso o aumento pela busca da prática. “Quanto mais informações se tem pelo método, mais pessoas procuram. Muitos empresários procuram o pilates com queixas na coluna ou alguma patologia e optam pela prática porque é uma atividade menos agitada, mais individualizada e que requer mais concentração”.
A fisioterapeuta indica não só para empresários, mas para a população em geral e cita alguns benefícios que o método fornece. “O efeito é genial! Realinhamento postural, relaxamento, melhora do equilíbrio e coordenação, bem estar físico e mental, aumento da eficiência circulatória, além de tonificar a musculatura flácida são alguns dos resultados”, recomenda.
Para Ivana Henn, uma das mulheres mais renomadas do Pilates na América Latina, a correria do dia a dia não permite mais que se trabalhe apenas o lado físico, mas também o psicológico. “Trabalho com Pilates há 15 anos e vejo que a cada ano pessoas que só faziam atividades físicas estão migrando para o Pilates. São empresários e pessoas que vivem no mundo de negócios e sofrem muita pressão por resultados, criatividade, crescimento e números, o que acaba atingindo tanto o físico, quanto o mental. É onde entra o Pilates, que trabalha o físico e a mente ao mesmo tempo. Só corpo, hoje em dia, não é o mais o suficiente”, analisa Ivana.
Saiba mais sobre os tipos de pilates
Com bola
A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo. Os exercícios de Pilates com bola tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo. No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força. Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Os exercícios de Pilates com bola requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento. A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma.
Com aparelho
Na execução do método com a utilização de aparelhos, o praticante conta com a ajuda de alguns recursos para certos movimentos. As grandes estruturas de madeira e metal, cheias de molas e tiras de couro, promovem exercícios com impacto reduzido.
No solo
Você depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, e por isso, são considerados mais pesados do que os que utilizam aparelhos. Os músculos são trabalhados duplamente - são tonificados e alongados ao mesmo tempo. É uma atividade que afeta o corpo inteiro, trabalhando o fortalecimento, alongamento e exercitando o equilíbrio. Além disso, por exigir muito mais consciência corporal, modifica o relacionamento com o corpo e consequentemente, aumenta a auto-estima.
Fontes: Pilates-RPG e Revista Pilates