“O Jogo da Liderança” (Editora Campus / Elsevier) é um livro escrito a quatro mãos e mostra o resultado da experiência de A. G. Lafley, conduzindo a Procter & Gamble em um novo caminho para aumentar o crescimento orgânico, e os esforços de mais de uma década de Ram Charan para entender por que tornar a inovação um hábito nas empresas representava um dilema tão grande, um assunto tão discutido, mas evasivo em termos de aplicação prática.
Em “O jogo da Liderança”, os autores trazem uma nova forma de pensar sobre como gerenciar a empresa para que a inovação passe a ser uma parte central de cada impulsionador do seu negócio. Por meio de histórias reveladoras, os autores mostram de que forma a P&G e outras empresas como a Honeywell, Nokia, LEGO, GE, HP e Dupont mudaram o jogo. Na P & G, de 2000 para cá, Lafley dobrou as vendas da empresa, que chegaram a 76 bilhões de dólares em 2007; as ações valorizaram cerca de 150% desde que ele assumiu o cargo.
Confira um trecho do livro:
“Da mesma forma como não existe um modelo único para a inovação, uma determinada estrutura organizacional não funcionará para todos. O tamanho único simplesmente não funciona. Pode não soar muito animador, mas a questão é que você precisa elaborar e implementar as estruturas organizacionais corretas para se adequar à estratégia de negócios e ao modelo de inovação (...) Observamos a tentativa de muitas empresas de fazer a inovação acontecer por meio de estruturas capacitadoras de uma forma ou de outra. Surpreendentemente, o obstáculo que muitas empresas encontram é quando a maioria de seus membros não compreende o que, na verdade, são essas estruturas e como elas de fato funcionam.”