Em setembro, foram criados 12.717 postos de trabalho no estado, sendo o quarto mês seguido de reação.
Além disso, foi o melhor índice registrado em um mês desde setembro 2004 e o segundo melhor dos últimos 10 anos. As informações são do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A expansão no nível de emprego em setembro deveu-se, principalmente, por causa da indústria de transformação (4.815), que apresenta forte tendência de recuperação, seguida de serviços, com a criação de 3.913 empregos. O comércio (3.452 vagas) também apresentou crescimento.
A Casa dos Para-Brisas, associada à AEMFLO e CDL-SJ, é um exemplo de empresa que aumentou seu quadro de funcionários. Para o proprietário, Rodrigo Valmir Vieira, o aumento nas vendas foi o maior motivo para novas contratações. “No mês de setembro abrimos quatro novas vagas em virtude de um leve aquecimento nas vendas e da expectativa de uma boa temporada”, disse.
No acumulado, o resultado é negativo. O saldo de 41.561 postos de trabalho é 53% inferior ao verificado no mesmo período de 2008, quando foram geradas 88.926 novas vagas (recorde histórico da pesquisa).
*Com informações do Diário Catarinense