Acesso Rápido

Notícias

Em São José, silêncio é lei

18/07/2012

A poluição sonora é um antigo incômodo dos moradores da região do Kobrasol, em São José. O bairro, que é caracterizado por concentrar estabelecimentos gastronômicos e casas noturnas, é campeão no quesito reclamação por excesso de barulho.

Para combater o problema, a prefeitura municipal de São José, em parceria com a AEMFLO e CDL-SJ, Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) e Associação de Moradores do bairro Kobrasol iniciaram, em dezembro de 2011, a campanha do silêncio, com base na lei 3731/01 que proíbe som excessivo em locais abertos após as 22h.

Historicamente, segundo o ex-comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar, Paulo Romualdo Weiss, a reclamação de perturbação causada pelo barulho representava 25% das ocorrências atendidas pela polícia.

Após cerca de sete meses de campanha, foram feitas blitzes educativas e dada orientações aos usuários de casas noturnas para conscientização da população. De acordo com o delegado do 3º Departamento de Polícia Civil, Rodolfo Cabral, o número de ocorrências diminuiu e foram fechadas as casas noturnas que não respeitaram a lei do silêncio. “A gente percebe que a campanha está surtindo efeito. Recebemos menos ligações sobre abusos por excesso de barulho. A população está cada vez mais conscientizada e as casas noturnas, que estão se instalando na região, estão respeitando as normas” analisa.
 

18/07/2012

Mais notícias