Os cidadãos josefenses mostraram, mais uma vez, que valorizam o trabalho do legislativo e prezam pela independência entre os poderes.
No último sábado (12/09), durante o Feirão do Imposto, realizado na avenida Central do Kobrasol, a diretoria executiva da AEMFLO e CDL-SJ, junto aos membros de entidades apoiadoras, também promoveu uma ação paralela para coleta de assinaturas para a proposta. E teve aceitação e assinatura quase que unânime dos eleitores que passaram pelo local.
Eleitores josefenses em apoio à proposta
O vice-presidente de Assistência e Serviços da CDL-SJ, José Carlos de Souza, participou da ação e constatou a aceitação dos eleitores. “Percebi um engajamento da população com a causa. As pessoas que passavam pelo local mostravam que não tinham dúvidas de como a proposta é válida para o município. Até quem não sabia e passou a conhecê-la durante a ação, gostou da ideia na hora e fez questão de participar do abaixo assinado”, revela. Com o objetivo de adequar e regulamentar o processo político em São José, a proposta estabelece que o vereador não deixe seu cargo para assumir outro no executivo, mas se optar pela migração, deve renunciar ao mandato, concedendo mais liberdade ao suplente.
A proposta tem embasamento nos anseios da sociedade, evidenciado em pesquisa realizada pelas entidades, em outubro de 2013, com os associados, que revelou que 77% dos entrevistados acreditam que os vereadores não devem deixar o legislativo para assumir um cargo no executivo. E para 69% dos pesquisados, o vereador deve renunciar ao mandato para assumir a função na prefeitura.
Para que a proposta tramite pela Câmara, é preciso que conte com o apoio de 2,5% do eleitorado de São José. Para participar do abaixo assinado, imprima este arquivo (PDF), preencha seus dados e traga até a sede das entidades, em Barreiros ou na Unidade do Kobrasol. Conheça mais sobre a proposta aqui.
Diretoria Executiva da AEMFLO e CDL-SJ participou da ação de coleta de assinaturas