Santa Catarina conta, até o momento, com cerca de 500 mil eleitores biometrizados, o que corresponde a 10% do eleitorado do Estado.
A informação é do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), que abriu novos postos de biometria em Florianópolis e São José e ampliou os horários em Palhoça e Biguaçu, que antes só abriam na parte da tarde. A meta é cadastrar 80% do eleitorado catarinense até o fim do ano.
O procedimento é obrigatório e a expectativa do TRE-SC é que até as eleições do próximo ano, 2,2 milhões de eleitores de Santa Catarina estejam habilitados a votar sob o sistema de identificação pelas impressões digitais. O processo está em andamento em quatro municípios da Região Metropolitana de Florianópolis: Biguaçu, São José, Palhoça e Capital. O cadastramento biométrico em Santo Amaro da Imperatriz encerrou no dia 2 de agosto e atingiu 50% do eleitorado.
Na Região Metropolitana de Florianópolis, Biguaçu possui 53% do eleitorado biometrizado e o prazo para o cadastramento encerra no próximo dia 29 de novembro. Palhoça também já cadastrou metade do seu eleitorado. A Capital conta com 40% do seu eleitorado cadastrado e São José, com 34%. Em Florianópolis, Palhoça e São José o prazo final para realizar o processo é 22 de março de 2016. Os eleitores que não se cadastrarem até a data estipulada terão os títulos cancelados, não poderão participar de concursos e licitações públicas, fazer carteira de identidade ou passaporte e obter empréstimo junto aos bancos e instituições de crédito mantidas pelo governo.
Para realizar o cadastramento biométrico, basta ir até um dos postos de atendimento, portando documento oficial com foto, um comprovante de residência (expedido nos últimos três meses) e o título de eleitor, caso já existente. Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar certificação de quitação militar. Eleitores de Florianópolis, São José e Palhoça tem a possibilidade de agendar o cadastramento pela internet.
O vice-presidente de Assistência e Serviços da CDL-SJ, Sérgio Murilo da Silva, analisa as vantagens da biometrização. “É um método extremamente seguro, não tem como burlar, mas não estou certo se, na próxima eleição, trará agilidade. Acredito que, embora muitas pessoas já sejam familiarizadas com o sistema, ainda vai gerar muitas dúvidas. Além disso, a agilidade depende da qualidade dos equipamentos e da estrutura. Com o tempo, confio que o processo se tornará mais rápido”, afirma.
Confira os endereços e horários de atendimento
BIGUAÇU (2ª ZE) – das 9h às 19h, na Rua Hermógenes Prazeres, nº 277, CEP 88160-000.
FLORIANÓPOLIS (12ª, 13ª, 100ª E 101ª ZES) – das 9h às 18h - Rua Eng. Newton Valente da Costa, esquina com Rua Bulcão Viana, ao lado do Instituto Estadual de Educação; Av. Rio Branco, nº 797; SC 401, ao lado do TICAN e da UPA; Rua João Evangelista da Costa, nº 1160 (Biblioteca Prof. Barreiros Filho) e Rodovia SC 405, nº 480 (Centro Comunitário).
PALHOÇA (24ª ZE) – das 9h às 18h, na Rua Tenente Francisco Lehmkhul, nº 117, Centro - CEP 88030-140 (próximo à loja Geração Automóveis).
SÃO JOSÉ (29ª E 84ª ZES) – das 9h às 18h, na Av. Beira Mar, esquina com a Rua Luis Fagundes, Praia Comprida (próximo à Prefeitura) e Rua Adão Manoel da Silva, nº 584 (Shopping Ideal).
Com informações do TRE-SC