Acesso Rápido

Notícias

Economia deve crescer em 2010

13/01/2010

Após passar por uma crise nos seis primeiros meses de 2009, o Brasil remou contra a maré e com muito esforço terminou o ano de uma forma positiva perto dos indicativos econômicos trágicos previstos em virtude da turbulência econômica mundial.

Santa Catarina inicia 2010 com o pé direito, principalmente para o turismo que bateu recordes na ocupação em hotéis e pousadas no litoral catarinense atingindo uma média de 95 % de ocupação na rede hoteleira, na semana do feriado de Ano Novo. Segundo Abrasel-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), em pesquisa realizada nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, em cem estabelecimentos comerciais, aponta um crescimento de 64% nos bares e restaurantes da cidade, em relação ao mesmo período de 2009.

Para 2010, segundo analistas do Banco Central, a previsão do mercado financeiro para o PIB (Produto Interno Bruto), que representa a soma dos bens e serviços produzidos no país, é que cresça de 5%, para 5,08%. A estimativa para o crescimento da produção industrial também subiu de 7,11%, para 8%. As projeções positivas quanto ao crescimento econômico mostram que o termômetro está nas alturas, aumentando a disponibilidade de emprego e as perspectivas de aumentos salariais do mercado de trabalho.

Enquanto grandes corporações aguardam fusões milionárias e fazem estatística para o novo ano, o micro empresário investe no trabalho dia a dia para superar as dificuldades enfrentadas em 2009. Segundo Roney de Assis, empresário há 15 anos do segmento náutico, a expectativa para 2010 é otimista. “Eu vendo motores para lanchas e embarcações de pequeno é médio porte, mais para pesca artesanal e profissional e mercado o ano passado foi de queda nas vendas. Mas aposto no aquecimento da economia e no otimismo de ser brasileiro para faturar muito melhor neste ano, até o turismo já está me dando frutos”, declara o empresário.

MarMak revenda autorizada de motores náuticos em Barreiros.

13/01/2010

Mais notícias