Acesso Rápido

Notícias

Economia brasileira recua no terceiro trimestre do ano

11/12/2013

A economia brasileira teve recuo de 0,5% no terceiro trimestre do ano, segundo dados divulgados no dia 3 de dezembro, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No terceiro trimestre, o PIB (Produto Interno Bruto) chegou a R$ 1.213,4 bilhões em valores correntes, o PIB (Produto Interno Bruto) chegou a R$ 1.213,4 bilhões.

Para o diretor da Telas Rocha, Márcio Rocha, o baixo crescimento é resultado da falta de visão dos governantes. “Nosso governo é inoperante. Vamos decrescer cada vez mais, pois o Brasil não sabe fazer negócios. É preciso  facilitar mais as importações e o governo não se mostra interessado em baixar impostos e diminuir a burocracia”, analisa.

O setor agropecuário registrou queda de 3,5% no período, sendo prejudicado pelo baixo desempenho das produções de laranja (-14,2%), mandioca (-11,3%) e café (-6,9%). Nos setores da indústria e de serviços, uma leve alta de 0,1% foi percebida.

Os subsetores da indústria que se destacaram foram a extrativa mineral (2,9%) e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (0,9%). Nos serviços, houve crescimento em transporte, armazenagem e correio (0,8%), administração, saúde e educação pública (0,8%) e serviços de informação (0,7%). O comércio não apresentou variação.

Os investimentos caíram 2,2% e o consumo das famílias subiu 1%. Os gastos de consumo da administração pública subiram 1,2% em relação aos três meses anteriores. Já as exportações caíram 1,4% e as importações diminuíram 0,1%.

11/12/2013

Mais notícias