Desde 1970, que no dia 20 de novembro é comemorada a igualdade racial. A data é uma homenagem ao líder negro, Zumbi dos Palmares, que foi assassinado nesse dia no ano de 1695, em Quilombo dos Palmares. Desde então, a data é lembrada como o “Dia da Consciência Negra”.
Atualmente, o dia 20 de novembro é considerado feriado municipal em mais de 200 cidades brasileiras, mas São José e Florianópolis são alguns dos municípios que não adotaram a data como feriado. A AEMFLO e a CDL de São José consideram que mais um feriado no mês de novembro causa prejuízos no atendimento ao público devido ao fechamento do comércio e outros serviços. O mês de novembro já conta com outros dois feriados: 2/11 (Finados) e 15 (Proclamação da República).
Para o presidente das entidades, Tito Alfredo Schmitt, a homenagem é legítima, mas o município já tem muitos feriados, o que atrapalham a economia, principalmente das pequenas empresas. “As comemorações e as homenagens devem, sim, serem feitas. É uma data importante e que marca a luta pela igualdade racial no país”, declara.