Acesso Rápido

Notícias

Dicas preventivas aos golpes cibernéticos relacionados à Pandemia

28/03/2020

A oportunidade dos criminosos evidencia-se nos períodos críticos da sociedade, pandemias, escassez de recursos, vulnerabilidade da população ante à diversidade de informações falsas, pelos meandros digitais. Ante a possibilidade iminente de "invasões", "sequestros" de dados e "estelionato" virtual, as empresas e as pessoas físicas devem atentar-se aos indícios que permitem o ingresso de criminosos no ambiente familiar e corporativo das vítimas. Diante deste cenário, fique atento para estas dicas: 

1. Não clique em links com mensagens suspeitas, com expressões do tipo “urgente!”, “atenção!”, “leia!”, “não deixe de repassar!”, “Compartilhem antes que excluam!”, “Divulgue para seus contatos!” ou com ofertas fora do comum.

2. Verifique a informação e não repasse qualquer conteúdo sem a devida confirmação. As dicas são da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil, unidade da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Ciberlab do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Diante da Pandemia do Coronavírus, policiais civis observam a necessidade de se fazer o alerta também aos golpes em links relacionados à doença Covid-19, pois criminosos costumam a se aproveitar do momento para ludibriar as pessoas e as corporações.

3. Caso tenha sido vítima faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual da Polícia Civil, sem a necessidade de ir a uma delegacia. A denúncia também pode ser feita pelo 181 ou WhatsApp: (48) 98844-0011.

28/03/2020

Mais notícias