A expectativa de vendas para o Dia das Crianças em Santa Catarina era baixa, apenas 2% em relação à mesma data em 2012. Mas a greve dos bancos, que encerrou ontem na grande maioria dos estabelecimentos no Brasil, foi um dos fatores que influenciou negativamente as vendas para o comércio catarinense no período. A soma dos fatores resultou em um dos piores resultados para o Dia das Crianças nos últimos anos no Estado. O aumento das vendas, com relação a 2012, ficou em apenas 0,4%.
No Brasil, segundo dados da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), o Dia das Crianças de 2013 foi o pior dos últimos quatro anos: o crescimento foi de apensas 3,15%. Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,80% (2012); 5,91% (2011) e 8,74% (2010).
Em São José não é diferente. Para o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza, o baixo crescimento das vendas no município é reflexo do momento de retração que vive o país. “Fatores externos, como o mau momento da economia nacional e a greve dos bancos, e internos, como a liberação da realização do irregular Feirão do Brás em São José, por parte da prefeitura, em pleno período do Dia das Crianças, prejudicaram as vendas em São José”, analisa.
Com informações da CNDL e FCDL-SC.