A AEMFLO e CDL-SJ está ajudando a divulgar a campanha lançada pela Unimed Grande Florianópolis para amenizar os impactos de produtos tóxicos no meio ambiente.
Lâmpadas fluorescentes, baterias e pilhas são produtos altamente tóxicos por possuírem em sua composição elementos como chumbo, mercúrio e cádmio.
Se descartados em locais inapropriados, esses metais pesados podem contaminar o solo, os cursos d’água e até os lençóis freáticos. Para amenizar essa contaminação, a Unimed Grande Florianópolis colocou em prática o Projeto de Coleta e Reciclagem de Pilhas, Baterias de Celulares e Lâmpadas Fluorescentes.
A iniciativa surgiu devido à procura dos colaboradores que não tinham onde depositar as pilhas e baterias de celular. “Para que esses produtos não sejam deixados em casa ou jogados em qualquer local vamos recolher e dar um destino correto a eles”, explica a coordenadora do projeto, Cleci Albiero. Esse projeto faz parte da Política de Responsabilidade Sócial ambiental da cooperativa e conta com apoio dos colaboradores, cooperados e clientes.
Lixeiras especiais foram instaladas na sede da cooperativa, na rua Dom Jaime Câmara, no Centro de Florianópolis, junto à Divisão de Suprimentos e Serviços. Todo material arrecadado será encaminhado para tratamento em um aterro industrial licenciado. Todo o processo será feito dentro das técnicas e recomendações dos órgãos ambientais Estadual e Federal e com os cuidados adequados na coleta e transporte dos resíduos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed