A área de tecnologia está aquecida em Santa Catarina. É o que diz a pesquisa realizada pela Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) entre os meses de setembro e dezembro de 2011 com 354 empresas de tecnologia, ou que contratam profissionais dessa área, distribuídas em nove microrregiões em todo o Estado. Os dados da pesquisa mostraram que, até 2015, 11,7 mil vagas poderão ser abertas no setor em SC.
Segundo a pesquisa, a maior parte das vagas (74%) será na área de software, seguida pelo setor de serviços (22%) e hardware (4%). No fim de 2011 as empresas pesquisadas tinham 2.272 vagas para contratação imediata e para este ano serão criados 5.711 novos postos de trabalho.
O conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ e proprietário da Procel Informática, Geraldo Otto, afirma que a falta de mão obra qualificada na área, somada com a alta demanda das empresas por profissionais, gera uma guerra na busca de profissionais qualificados. "Quando se busca um profissional analisamos 20 currículos e chamamos para conversar e avaliar apenas 1 ou 2. A falta de mão de obra qualificada é o grande problema das empresas que trabalham com tecnologia" analisa.