O Encontro Empresarial do mês de agosto, que aconteceu na sede da AEMFLO e CDL-SJ, lotou o auditório. Na ocasião foi organizado um debate sobre segurança pública, com a presença de representantes da guarda municipal e polícias militar e civil, além da diretoria da entidade.
O primeiro a falar foi o tenente coronel Cleres Alberto Steffens, do 7º Batalhão da Polícia Militar, do município de São José, que apontou o crescimento da criminalidade relacionada ao tráfico.
Posteriormente, o coronel Edson Souza, secretário de segurança pública de São José e comandante da Guarda Municipal, apresentou os números de homicídios. “No ano passado foram 32 mortes por homicídio, este ano, só até julho, já foram computados 31 casos”, afirmou. Segundo ele, as causas preocupam, pois, a maioria se refere ao tráfico (mais de 10 homicídios).
O delegado Amilton Manoel Ramos, da Delegacia Regional da Polícia Civil de São José, trouxe os números do trânsito na cidade e disse estar preocupado com o crescimento de veículos na cidade. “Até o meio deste ano eram 100 mil veículos emplacados no município. Mas só em julho 742 automóveis foram emplacados em São José, além dos 2.842 veículos transferidos para cá”, disse.
Além dos convidados, a mesa de debates sobre segurança pública contou com a presença do presidente Tito Alfredo Schmitt e dos empresários Victor Alexandre de Souza, diretor de marketing e comunicação da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza, vice-presidente de Relações Institucionais AEMFLO e Genésio Hoffmann, vice-presidente de Relações Institucionais CDL-SJ.
Com o crescimento populacional de São José, a diretoria da AEMFLO e CDL-SJ espera um amparo maior dos órgãos públicos com a cidade, beneficiando todos os seus moradores e visitantes. Para isso, as discussões sobre segurança serão realizadas também em reuniões individuais com cada um dos convidados, para que possíveis soluções sejam apresentadas.