Acesso Rápido

Notícias

Custo de vida em São José sobe 0,96% em junho

08/07/2008

Os preços dispararam em junho. É o que registra o levantamento feito pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, em convênio com a AEMFLO e CDL-SJ (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José), que calcula o Índice do Custo de Vida (ICV) de São José. O percentual é superior ao apurado em maio, que ficou em 0,23%.

O ICV de São José reflete a variação dos preços incidentes sobre os orçamentos de famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e se baseia nos pesos (%) determinados na Pesquisa do Orçamento Familiar (POF).

Com o índice de 0,96% de junho, a variação acumulada do ICV-SJ em 2008 já atinge 4,28%.  Em relação a outras cidades, o custo de vida em São José subiu mais que a média de 0,77% registrada em sete capitais brasileiras pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, que calcula o IPC (Índice de Preços ao Consumidor). A variação de preços em São José só foi menor que a de Salvador (1,08%). Nas demais capitais, a alta de preços foi menor, ficando em 0,36% (Belo Horizonte), 0,64% (Porto Alegre), 0,65% (Rio de Janeiro), 0,85% (Brasília), 0,86% (São Paulo) e 0,90% em Recife.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE publicou o seu Índice do Custo de Vida de 0,97% pesquisado na grande São Paulo.

Para o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odilio Guarezi, a elevação dos preços observada em junho é preocupante e indica a necessidade de alguns ajustes na política econômica do governo. “Está claro que em alguns setores o aquecimento da demanda não está sendo acompanhado do crescimento da produção, o que acaba pressionando os preços”, comentou Odilio.

Link Relacionado

:: Clique aqui e veja o relatório completo do levantamento do ICV-SJ de junho/2008

08/07/2008

Mais notícias