A Curva ABC, chamada também de 80-20 ou Curva de Pareto, é um método de classificação de informações para separar os itens mais importantes ou impacto.
Nas empresas, a Curva ABC é muito utilizada por administradores de estoques, mas também é usada para fixação de estratégias e políticas de vendas, para estabelecer objetivos e metas, além da programação de produção, estudos de recursos organizacionais e redução de custos operacionais.
O professor e doutorando em administração, Alex Wehrle, explica que para a gestão de estoques, a Curva ABC é utilizada como parâmetro para confirmar a necessidade de aquisição de itens, como mercadorias e matérias-primas, que são essenciais para o controle do estoque e variam de acordo com a demanda do consumidor e previsões do gestor.
O método consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância. Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor, ou da quantidade, dá-se a denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C. A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e de 30% a 40%, são da classe B.
Wehrle explica que os parâmetros descritos acima não são uma regra fixa, pois pode variar de cada empresa nos percentuais descritos. “A definição das classes A, B e C satisfaz apenas os critérios de bom senso e conveniência dos controles a ser estabelecidos pelo gestor”, revela.
O professor afirma que, neste ano, estamos tendo reflexos econômicos de uma gestão que não conteve os gastos com a Copa do Mundo e com a má administração pública em diferentes esferas. Com isso, o gestor precisa estabelecer prioridades para uma gestão de estoques mais consciente e com a realidade que vivemos. “A Curva ABC é uma importante ferramenta para minimizar os efeitos econômicos do mercado e dar uma sobrevida às empresas que passam por dificuldades. É necessário buscar conhecimentos para uma melhor gestão”, conclui.