Para entrar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente é preciso, na maioria dos cargos disponíveis, ter qualificação, experiência e objetivos claros na carreira. Essas informações são essenciais em um currículo, para que a empresa possa avaliar o candidato a uma vaga e selecionar um perfil aliado à filosofia da empresa contratante. Mas muita gente ainda peca na hora de preparar o currículo e acaba não colocando as informações verdadeiras e necessárias.
A primeira dica é ter objetividade. Tudo deve estar destacado de maneira clara. Experiências profissionais, acadêmicas e outras consideradas relevantes devem ser escritas de forma direta e sem “enfeites”, como por exemplo, o número dos documentos, adjetivos pessoais e uso de letras ou papéis coloridos, que são dispensáveis em um currículo. Evitar os erros de português também é primordial para não passar uma imagem negativa. Dentre vários tipos de currículos pode se destacar aquele que responder claramente a três perguntas essenciais: Onde você já esteve? O que você já fez pela outra empresa? E o que pode fazer pela empresa em que deseja trabalhar?
O currículo também deve respeitar uma estrutura básica e que organize todas as informações indispensáveis. Os dados pessoais devem estar dispostos sempre no início do currículo. No campo “objetivo”, deve-se apresentar somente uma área de interesse. Se quiser enviar vários currículos para empresas diferentes é necessário mudar o objetivo de acordo com o perfil de cada empresa. No campo “qualificações”é recomendável ser breve. Destacar no máximo cinco principais qualificações adquiridas nas experiências de trabalho.
A formação acadêmica também deve ser destacada. A dica é ordenar de forma decrescente. Colocar o nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou vaga de interesse. Não menos importante é o tópico “idiomas”. Essa qualificação costuma ser bem valorizada pelas empresas. Uma dica é, ao citar idiomas, detalhar o nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.
A vontade de trabalhar, aprender e agregar valor à empresa também são requisitos fundamentais para ingressar no mercado de trabalho. Por isso, caprichar no currículo e ter em mente o objetivo de conseguir a tão desejada vaga são os primeiros passos de uma trajetória de sucesso.
Fonte: Portal Administradores.com