O ano de 2010 promete trazer mudanças nas leis ambientais do país. Na reunião da COP 15 (Convenção do Clima das Nações Unidas), que ocorreu em dezembro na Dinamarca, o Brasil deixou claro que cumprirá as metas apresentadas e continuará a cobrar dos países ricos posturas mais fortes na próxima conferência, neste ano, no México.
A convenção conseguiu reunir 192 países em torno desse assunto de interesse mundial em que todos os líderes concordaram que devem diminuir as emissões de gases poluentes. “Isso foi um grande passo”, destaca Maria Helena Balthazar, analista ambiental da AEMFLO e CDL-SJ.
Um decreto presidencial será publicado, para cada setor da economia, com iniciativas que deverão ser tomadas para a diminuição das mudanças climáticas. Segundo o presidente da república, o país estabeleceu a meta de redução de emissão de gases de efeito estufa até 2020, de 36,1% a 38,9%, ao mesmo tempo em que se propôs a reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% no mesmo período de tempo.
Para Maria Helena, as empresas terão importante papel para que esses números se tornem realidade. Ela ressalta que o empresário que se antecipar e criar uma harmonia entre o produto, empresa e meio ambiente, obterá vantagem competitiva. Os associados podem contatar a analista ambiental para mais esclarecimentos pelo telefone (48) 4009-5707.
Maria Helena Balthazar, analista ambiental da AEMFLO e CDL-SJ