Acesso Rápido

Notícias

Cuidado com o que se recebe e se encaminha por e-mail

29/11/2011

Uma notícia impactante é enviada a você por e-mail. Você lê, relê e repassa para seus amigos. Algum tempo depois a descoberta: o e-mail era falso. A rapidez com que notícias falsas se espalham pela internet é incrível. Esse método de difundir uma informação por e-mail é conhecido como viral.

Mas como identificar uma informação falsa? Como se proteger das pegadinhas? A pesquisa e o senso crítico são muito importantes, porém algumas dicas podem ajudar. Desconfie de e-mails "do governo" ou de "órgãos oficiais". Raramente eles enviam e-mails e quando o fazem são muito específicos e possui alguma identificação aparente. Outra prática comum na internet é a exploração de assuntos atuais para atrair a atenção dos internautas. Desconfie se receber e-mails sobre atualidades sem você ao menos ter solicitado.

Um exemplo foi um e-mail falso que estava circulando na internet e fazia relação às novas normas para a renovação da carteira Nacional de Habilitação (CNH). O conteúdo da mensagem trazia um alerta informando que se no prazo de 30 dias após o vencimento da carteira, o motorista não renovasse a mesma, teria que passar por todo o processo de aquisição para uma nova CNH. Trazia também dados referentes a possíveis multas em relação a extintores de incêndio – que deveriam estar no carro sem o plástico da embalagem, caso contrário, seriam aplicados cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,50. Após algum tumulto e alarde, as informações foram desmentidas. Nesse caso, analisando a mensagem, é possível identificar que em nenhum momento foram citadas as numerações das tais novas normas.

Deve-se tomar cuidado também com e-mails “armadilha”. Trata-se de e-mails que roubam senhas e dados pessoais das vítimas, nesses casos, os e-mails falsos mais comuns são os que usam o nome de bancos, de empresas de software, de programas de TV e de lojas on-line (oferecendo prêmios ou descontos mirabolantes). Geralmente ao clicar, acreditando que vai visualizar o que foi oferecido, o usuário é pego no golpe.

O empresário Sergio Murilo da Silva, da Deltacon Consultoria e Informática LTDA, empresa associada à AEMFLO e CDL-SJ, alerta sobre a ameaça de e-mails falsos. “Hoje, por exemplo, recebi um e-mail dizendo algumas coisas sem sentido e logo abaixo estava escrito ‘clique aqui para remover’. Com certeza era vírus, então simplesmente exclui o e-mail”.
 

Sergio Murilo alerta para o perigo dos e-mails falsos e aponta a cautela como prevenção

Com relação à proteção contra vírus e armadilhas virtuais, Silva prefere investir para evitar o prejuízo. “O antivírus mais eficiente é você utilizar licença dos Windows original com Security Essentials, ele se atualiza todos os dias e tem se mostrado muito eficiente. As atualizações diárias da Microsoft o tornam mais seguro, leve e rápido”, completa.

Com informações do site InfoWester

29/11/2011

Mais notícias