Conscientizar a classe empresarial, os poderes constituídos e a sociedade sobre a importância de um futuro sustentável. Esse é o objetivo da CSA (Câmara Socioambiental), da AEMFLO e CDL-SJ, um fórum de discussão e aprendizagem do tema, na qual as empresas associadas participam para se adequarem às exigências ambientais impostas por lei e pelo novo perfil do mercado de consumo.
Fundada em 2011 e, atualmente, com cerca de 50 integrantes, a Câmara promove diversas ações para incentivar os empresários a trabalharem cada vez mais a gestão socioambiental em seus negócios, além de chamar a atenção para que os temas sustentáveis façam parte do cotidiano da sociedade.
A coordenadora da CSA, Cristine Cabral, ressalta a importância da atuação da Câmara na região. “É um espaço de referência para discutir as principais questões envolvendo o meio ambiente, como o licenciamento ambiental. A CSA tem a missão de conscientizar as empresas sobre a responsabilidade com o tema, que hoje é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio”, relata. Cristine revela que a Câmara tem importantes parceiros nesse desafio, como, por exemplo, a Fundação do Meio Ambiente de São José. Ela conta ainda que a CSA preza pela integração com os outros núcleos das entidades, prestigiando seus eventos e promovendo debates com a participação dos mais diversos segmentos empresariais.
O integrante Luiz Afonso Erthal participa da Câmara desde o início. Ele nota que a CSA vem aprimorando seu trabalho ao longo dos anos, principalmente em capacitações. “O núcleo é muito interessante porque leva uma reflexão para quem participa dos eventos, como o Reciclar e Conscientizar, que mostra a importância do meio ambiente”, diz.
Principais ações
Atuante, a CSA organiza diversos eventos, envolvendo a sociedade, para conscientizar as pessoas sobre as questões socioambientais, por um futuro mais sustentável. A principal ação da Câmara é o Reciclar e Conscientizar. Realizado uma vez por ano, o evento visa incentivar a população a separar os resíduos sólidos e mostrar a importância da preservação do meio ambiente.
No ano passado, o evento ocorreu em agosto, na avenida Central do Kobrasol. Quem passou pelo local observou diversas tendas para coleta de materiais para reciclagem. Foram recebidos para o descarte e a devida reciclagem celulares, lâmpadas, medicamentos vencidos e diversos outros tipos de resíduos sólidos. Enfermeiros da Unimed estavam à disposição para medir a pressão sanguínea e glicemia. As crianças puderam se divertir com jogos nas tendas ambientais. Além disso, foram distribuídas várias mudas de árvores nativas para a comunidade.
Reciclar e Conscientizar buscar mostrar para a população a importância da preservação do meio ambiente
Buscando ampliar conhecimento e adquirir cada vez mais experiência, a CSA promove inúmeras visitas técnicas. Em julho deste ano, os integrantes da Câmara visitaram o complexo Ayrton Senna, da Renault, em São José dos Pinhais, no Paraná. Os nucleados conheceram o case ambiental da empresa, que possui um sistema de gestão global de resíduos, reprocessando cerca de sete mil toneladas de resíduos por mês, entre papelão, plástico e metal, além de visitarem as estruturas da Renault.
Integrantes da CSA conheceram o case ambiental da Renault
As capacitações também fazem parte das ações da CSA. Para se manter em dia com as questões ambientais, os integrantes organizam diversas palestras e reuniões diversificadas. No último mês de junho, a CSA promoveu um debate, com a participação de inúmeras associações, sobre o mar de São José. No encontro, foi discutida a proteção do mar e a utilização dele como desenvolvimento sustentável do município.
CSA reuniu diversas associações para um debate sobre o mar de São José
O integrante da CSA, Roberval João Cuencas, destaca a importância das ações da Câmara. “É um diferencial para as empresas, pois traz muitas informações que podemos aplicar em nosso cotidiano”, relata ele, que participou da visita técnica na Renault e conta que foi rica em experiência. “As ações da CSA trazem visibilidade e já me proporcionou muitas parcerias desde que eu entrei na Câmara”, revela.
Cristine afirma que a CSA está trabalhando para fortalecer cada vez mais a classe empresarial. “Nosso maior desafio para o futuro é ampliar a participação dos empresários nas questões ambientais”, diz ela. A coordenadora destaca ainda as vantagens de fazer parte da Câmara. “A CSA aborda questões pertinentes que levam um grande aprendizado para a empresa. As reuniões temáticas trazem informações para fortalecer o negócio. Além disso, a Câmara é muito atuante, organiza diversos eventos, buscando a conscientização de todos por um futuro mais sustentável”, conclui.