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Crise econômica atinge o comércio e causa duras quedas em 2015

26/08/2015

O ano de 2015 tem sido difícil para os lojistas. A atual situação econômica está refletindo no aumento da inadimplência e no recuo dos gastos dos brasileiros. O resultado são as duras quedas que o comércio vem enfrentando, principalmente nas datas comemorativas.

As vendas na Páscoa deste ano tiveram o pior resultado desde 2007, segundo o indicador Serasa Experian. No final de semana da data, entre os dias 3 e 5 de abril, as vendas aumentaram 3,2% em todo o país, mas durante a semana, entre os dias 30 de março e 5 de abril, o crescimento foi nulo.

Já no Dia das Mães, as vendas recuaram pela primeira vez em 13 anos, ocasionando uma queda de 2,6%, ainda segundo Serasa Experian. No final de semana da data comemorativa a queda foi ainda mais significativa: 3,9% na comparação com o mesmo período de 2014.

A crise econômica assustou também os namorados. De acordo com dados da FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), houve uma queda de 3,34% nas vendas no Estado. E no dia Dos Pais, o recuo nas compras foi ainda maior: 5,1%, conforme divulgou Serasa Experian.

A tendência é que o Dia das Crianças e até o Natal, considerada a data mais importante para o comércio, sofram quedas. Embalado por este cenário, o desemprego também se agrava. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na terça-feira (25/08) que o desemprego subiu neste segundo trimestre e chegou a 8,3%, atingindo o maior nível da série histórica, que iniciou em 2012.

A taxa de desocupação cresceu, do primeiro para o segundo trimestre, em todas as regiões: Norte (de 7,2% para 8,5%), Nordeste (de 8,8% para 10,3%), Sudeste (de 6,9% para 8,3%), Sul (de 4,1% para 5,5%) e Centro-Oeste (de 5,6% para 7,4%). Entre os Estados, a Bahia apresentou o maior índice (12,7%) e Santa Catarina (3,9%) o menor.

O conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ, Jocelito de Pieri Guarezi, afirma que o fim de ano é a época em que se aquecem as vendas, mas com o aumento do desemprego e a crise assolando o país, os consumidores acabam economizando e segurando os gastos. “Isso é resultado da má gestão pública, que gasta excessivamente e aumenta os impostos, impactando negativamente na vida dos empresários e consumidores”, relata.

Para espantar a crise e amenizar a queda nas vendas, a CDL-SJ criou a promoção Natal da Virada, que pretende incentivar tanto o lojista quanto o consumidor e dar um basta neste cenário desfavorável. Confira mais informações aqui.

26/08/2015

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