Acesso Rápido

Notícias

Crescimento da internet móvel no Brasil dinamiza os negócios

06/05/2015

O rápido avanço da internet móvel no Brasil está aprimorando os modelos de negócios. O estudo sobre os novos perfis da população brasileira, divulgado no ano passado pela Serasa Experian, mostra que os proprietários de micro e pequenas empresas estão cada vez mais conectados e utilizam os celulares para a divulgação e operacionalização de seus negócios.

Uma das facilidades proporcionadas pelos smartphones é permitir baixar aplicativos que auxiliam no dia a dia. O diretor de Tecnologia da Informação e Inovação da AEMFLO e CDL-SJ e sócio da MSI Tecnologia, Lúcio Flávio da Cruz, relata que sua empresa desenvolve aplicativos e que a procura por esse serviço tem sido intensa nos últimos meses. “Principalmente por parte das empresas, para auxiliar na gestão dos negócios. Os aplicativos trazem mais agilidade e simplificam a rotina do escritório. Eu, por exemplo, utilizo um aplicativo, desenvolvido pela minha própria empresa, para acompanhar as tarefas. Nele é possível saber o que cada funcionário está fazendo e o status dos serviços”, explica.

O diretor relata ainda outras funcionalidades que podem auxiliar as empresas. Os negócios voltados para vendas podem utilizar aplicativos para consultar os valores e informações de seus produtos e serviços. Já as empresas que trabalham com newsletter, podem enviar o informativo por aplicativos, para evitar que os e-mails cheguem ao spam.

Hoje há mais smartphones do que computadores no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O país conta com 306 milhões de dispositivos conectáveis a internet, sendo 152 milhões de computadores e 154 milhões de smartphones, o que representa a existência de três dispositivos para cada dois habitantes.

Dados do Datafolha revelam que atualmente cerca de 43 milhões de brasileiros com 12 anos ou mais navegam pela internet utilizando dispositivos móveis. E um a cada cinco brasileiros costuma comentar, divulgar ou compartilhar suas experiências pela internet. Outro estudo relacionado a este assunto, desta vez do Ibope, revela que os internautas consideram as novas tecnologias importantes para se tornarem consumidores mais informados e mais espertos.

06/05/2015

Mais notícias