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Cores afetam a decisão de compra dos consumidores

09/04/2014

Poderosa técnica do marketing, o uso das cores pode causar impacto na decisão do consumidor. Ao escolher as cores que serão usadas na fachada de uma empresa, nas paredes internas, no site e logo, deve-se deixar a preferência pessoal de lado e analisar como as tonalidades corretas podem influenciar os clientes ao entrar na loja, ver a marca ou visitar a página na internet.

De acordo com o Sebrae, as cores de um estabelecimento são fundamentais tanto na vibração do ambiente como nas tomadas de decisões dos clientes. A KISSMetrics, empresa americana de análises da web, constatou que 85% dos consumidores definem a cor como a razão principal para comprar um produto em particular. Já 80% acham que a cor determina o reconhecimento da marca e 93% assumem se importar mais com o visual e a cor do produto ao fazerem suas compras.

Dessa forma, a escolha da cor se tornou um relevante fator a ser pensado. Confira abaixo como cada cor pode influenciar as pessoas na hora da compra.

Amarelo: Representa jovialidade e alegria. Usado para atrair atenção dos consumidores é contraindicado como plano de fundo de um site.

Laranja: Agressivo e estimulador. Motiva o consumidor a agir: "assine", "adquira","compre".

Verde: Riqueza e equilíbrio. O verde piscina é muito usado na comunicação de lojas de departamento.

Azul: Segurança e confiabilidade. O azul escuro ou marinho pode ser associado à compra consciente.

Roxo: Relaxante e suavizador. Comum em produtos estéticos, por isso é contraindicado para o público masculino.

Rosa: Feminino e romântico. Utilizado para comunicar com o público feminino e compradores comuns.

Vermelho: Energia e motivação. Aumenta o batimento cardíaco. Muito adotado em promoções de lojas.

Preto: Luxuosidade e poder. Usado para comercializar produtos de luxo e estimular a compra por impulso.

Fonte: Blog Comércio Varejista - Sebrae

09/04/2014

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