Inteligência emocional no trabalho é a receita de alguns especialistas que avaliam o perfil do profissional de sucesso. A ideia de que o profissional deve ser excelente apenas na área que o compete não basta. É preciso saber lidar não somente com as próprias emoções, mas também com as dos outros para que o desempenho no trabalho alcance o sucesso.
De acordo com o psicoterapeuta George Vittorio Szenészi, a capacidade de se relacionar com os companheiros de trabalho, saber ouvir, falar de maneira clara, evitar rompantes de irritação, ou situações desagradáveis e compreender as emoções do outro, são fundamentais para o crescimento profissional. “Está comprovado que quanto mais os funcionários trabalham em harmonia, maior a produtividade. Consequentemente, mais significativos são os lucros”, diz o psicoterapeuta.
Szenészi também aponta que pessoas com inteligência emocional pouco desenvolvida têm dificuldade para estabelecer uma relação harmônica com os outros. Elas podem ser incapazes de ouvir. E esse é um grande desafio – elas têm imensa dificuldade para abrir mão temporariamente de suas convicções apenas para entender os outros. “É comum não reconhecerem suas emoções. E essa habilidade é fundamental para um bom profissional. Ele deve saber quando está sob o domínio de sentimentos e que, por isso, precisa evitar decisões, adequar comportamentos e mudar atitudes. Uma pessoa em estado de euforia, irritação ou frustração não está em condição emocional própria para tomar decisões. Um profissional com pouca inteligência emocional enxerga mais a si do que o outro.”.
Fonte: Revista IstoÉ