Acesso Rápido

Notícias

Contas de ex-prefeitos de São José são julgadas

24/10/2013

Depois de 14 anos sem julgamento das últimas nove prestações de contas dos ex-prefeitos do município josefense, os trabalhos começam a ter andamento na CMSJ (Câmara Municipal de São José).

Nas sessões ordinárias dos dias 16 e 20 deste mês, as contas de 2006 e 2007, relativas ao mandato do ex-prefeito Fernando Elias, foram julgadas pelo legislativo municipal. O TCE (Tribunal de Contas do Estado) já havia aprovado parecer prévio de oito das nove contas, com exceção da conta de 2007 - Fernando Elias. As contas do ano de 2006 também foram aprovadas na CMSJ por nove votos a três. As contas municipais de 2007, rejeitadas pelo TCE, foram aprovadas pelo legislativo por 11 votos favoráveis e dois contrários.

Ainda faltam julgamento as contas dos anos de 2001 a 2005 e 2008 a 2011. Segundo o presidente da CMSJ, até maio de 2014 todas as contas serão julgadas pelo legislativo. Na sessão de hoje à noite, a Câmara votará em primeira discussão os exercícios de 2009 e 2010 do prefeito Djalma Vando Berger.

O presidente do OSSJ (Observatório Social de São José) Jaime Klein, afirma que a pressão da sociedade, do observatório e a prontidão da nova presidência da CMSJ foram essenciais para que o julgamento das contas retomasse à pauta do legislativo. “Depois de anos de morosidade por parte das gestões anteriores da CMSJ, o julgamento das contas ficou esquecido. Este retrocesso está sendo recuperado com o julgamento das contas atrasadas. A sociedade ganha transparência com esse processo e, com a vigília, o poder executivo se vê obrigado a aprimorar sua gestão”, analisa. Klein comenta ainda que o OSSJ acompanhará o andamento dos julgamentos e tem como meta que as futuras votações de prestação de contas sejam realizadas todo ano e sem atrasos.


Depois de 14 anos sem julgamento das últimas nove prestações de contas dos ex-prefeitos do município josefense, os trabalhos começam a ter andamento na CMSJ

24/10/2013

Mais notícias