Assim como os lojistas, os consumidores também precisam ter a atenção redobrada. As CDLs de cidades próximas têm alertado as pessoas sobre tentativas de golpes das mais diversas formas. Os consumidores têm retomado aos poucos o poder de compra e isso reflete em um dado preocupante: os brasileiros sofrem tentativas de golpes a cada 16,5 segundos, segundo a Serasa Experian.
Em Blumenau, uma consumidora alertou a CDL da cidade sobre um anúncio em uma rede social, que promete “limpar o nome” da pessoa do cadastro de inadimplentes em até 48h, pagando apenas uma pequena taxa. Isto não passa de um golpe! Para regularizar sua situação, a maneira ideal é realizar uma consulta no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
A AEMFLO e CDL São José oferecem o serviço na unidade Kobrasol, para saber se existem dívidas e como negociá-las diretamente com a empresa. Não existe qualquer possibilidade de alguém retirar o nome do inadimplente do sistema sem que o devedor negocie a dívida e consiga pagá-la.
Outro golpe que tem se intensificado no mercado e atingido principalmente as empresas é o do boleto bancário. Segundo a CDL Florianópolis, os boletos chegam com códigos de barra alterados para redirecionamento do valor para a conta dos golpistas. Além disso, os boletos apresentam serviços que não foram contratados pelas empresas, como por exemplo publicidade em listas telefônicas e cobrando mensalidades por suposto vínculo entre as empresas e associações de origem duvidosa. Estes falsos boletos costumam ser emitidos com datas de vencimento prestes a expirar.
Ainda de acordo com a Serasa Experian, os setores bancário e financeiro são os que mais sofrem tentativa de golpe. Por isso, a orientação, tanto para empresa quanto para o consumidor que receber um boleto de origem duvidosa, é conferir se realmente contratou tal serviço descrito na fatura, o valor e a forma de pagamento adotada. Em caso de dúvidas, procure um contador de confiança e, se os falsos boletos continuarem chegando, leve-os até à polícia e registre a ocorrência.
A Serasa Experian também alerta os consumidores a terem todo o cuidado possível no segmento de telefonia, que corresponde a um percentual (38%) significativo nas tentativas de golpe. Através do telefone, os golpistas coletam os dados pessoais e se passam pelo consumidor na hora de abrir uma conta, solicitar cartões de crédito e comprar celulares. A dívida, claro, cai direto no consumidor.
Para finalizar, a AEMFLO e CDL São José dão dicas valiosas para os consumidores não caírem em golpes. Confira:
- Desconfie de sites que anunciam produtos e serviços com preços muito baixos e diferentes de outras lojas ou e-commerce;
- Nunca cadastre seus dados pessoais em sites que não pareçam de confiança. Para ter certeza de que é um site seguro, verifique se há um cadeado na barra de endereços ou se o “http” vem acompanhado de um “s” no final. O https é um protocolo que para evitar que os dados transmitidos entre usuário e servidor sejam visualizados por terceiros. Além disso, há alguns sites que possuem um certificado da cor verde na barra do navegador;
- Não faça transações financeiras quando estiver conectado em redes públicas de internet. Ao utilizar essas redes, confira se você encerrou o acesso de todas as suas contas;
- Nunca compartilhe suas informações pessoais nas redes sociais. Isso facilita o trabalho dos golpistas, que podem se passar por você na hora de realizar uma compra;
- Não perca os seus cartões e documentos de vista! Fique atento quando algum vendedor estiver com eles em mãos e não permita que os leve para longe de sua presença;
- Na hora de realizar pagamentos em lojas, fique atento ao digitar a senha do seu cartão de débito ou crédito, principalmente se estiver ao lado de pessoas desconhecidas;
- Ao participar de sorteios ou promoções de lojas, não informe os números dos seus documentos na hora de preencher os cupons;
- Mantenha sempre o antivírus do seu computador atualizado.
Crédito foto: Agência Brasil