Acesso Rápido

Notícias

Consumidor mais preocupado com questões socioambientais

16/09/2009

O consumidor está cada vez mais preocupado com o meio ambiente, pois é possível verificar tal comportamento mesmo antes de materializarem o real desejo de consumir.

A informação é do presidente do Prac (Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada), André Luis Saraiva. Segundo ele, as diversas manifestações mundo afora sobre temas como aquecimento global, reduções nas emissões de CO2, entre outros, fez com que as pessoas se interessassem mais por este tipo de informação e, consequentemente, que as empresas trabalhassem melhor estas questões.

As observações de Saraiva vão ao encontro de uma pesquisa da Whirlpool Corporation, empresa especializada em eletrodomésticos, que diz que 84% dos consumidores estão preocupados se o produto que estão levando para casa é ecologicamente correto, tanto que 72% observam se há o selo de eficiência em energia.

A pesquisa mostrou, ainda, que os casados ou as pessoas que já foram casadas compreendem melhor os benefícios dos produtos eco-eficientes do que os solteiros, em uma proporção de 77% e 59%, respectivamente.

Considerando a idade, pessoas entre 18 e 44 anos  acenaram mais à possibilidade de ter uma lavadora com eficiência de energia na lavanderia dos seus sonhos, enquanto àqueles acima de 45 anos a preferência de compra é por um modelo com design apropriado para sua faixa etária.

Para a diretora de capacitação empresarial e de responsabilidade socioambiental da AEMFLO e CDL-SJ, Maria Helena Balthazar, além da validade e da composição química do produto, os consumidores modernos verificam também se o produto é certificado por ações da empresa em prol do meio ambiente. “Aquilo que antes acontecia esporadicamente, hoje faz parte da rotina de uma grande maioria de consumidores. Isso se comprova pela procura dos produtos orgânicos em feiras e supermercados”, afirma.

Fonte: FCDL-SC e AEMFLO e CDL-SJ

16/09/2009

Mais notícias