O assunto sustentabilidade está cada vez mais presente nas estratégias de trabalho do setor imobiliário, uma vez que as empresas do segmento estão buscando meios para reduzir o impacto das construções no meio ambiente. O conceito de sustentabilidade está relacionado com a integração de três aspectos distintos: ambiental, econômico e social.
Quando o termo é aplicado na construção civil, deve estar presente desde o início, ainda na elaboração do projeto, e acompanhar todo o funcionamento do empreendimento. Assim, não só os arquitetos, projetistas e engenheiros devem estar familiarizados com o tema e cientes da necessidade e aplicabilidade, mas também os consumidores, na medida em que fazem um investimento inicial maior, porém com um baixo custo de funcionamento e um retorno ambiental idealizado a longo prazo.
Um exemplo da nossa região é a Cidade Universitária Pedra Branca, associada à AEMFLO e CDL-SJ, e que defende o conceito de Urbanismo Sustentável, integrando uma preocupação com os pedestres, com as construções sustentáveis e a qualidade dos espaços públicos, além de toda uma infraestrutura de alta performance desenvolvida para as áreas de tecnologia e saúde.
No local, as edificações foram projetadas e construídas com o emprego de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental, de baixo consumo de energia, de baixa geração de gases do efeito estufa. O empreendimento respeita a paisagem natural, as águas superficiais e subterrâneas e a vida silvestre; também usa a iluminação e ventilação naturais, aquecimento solar, água de chuva, entre outras ferramentas ecologicamente corretas.