Muito tem se falado e escrito sobre dietas e emagrecimento, principalmente nos dias de hoje, quando os cuidados com a estética estão cada vez mais evidenciados. Mas, fechar a boca nem sempre é tarefa fácil. Quando bate aquela fome fora de hora, fica difícil resistir a um lanchinho ou a um doce. Pensando nisso, o jornal britânico Dayli Mail convocou especialistas para descobrir quais são os alimentos que ajudam a combater o apetite, colaborando para o emagrecimento.
A lista, elaborada por especialistas da área, sugere nove alimentos, alguns bem exóticos para os brasileiros, que devem fazer parte do cotidiano e ter sempre um lugar reservado na despensa de casa.
É o caso das algas que, de acordo com cientistas dinamarqueses, diminuem a fome em até 30% quando suas fibras são adicionadas aos líquidos ingeridos durante o dia. Essas fibras transformam-se em um gel que preenche o estômago, reduzindo a vontade de comer.
A lista segue com a pimenta, uma vez que a capsaicina, substância que confere o sabor picante ao alimento, é capaz de saciar o apetite em quem raramente consome o tempero. Já para cortar a fome, é preciso meia colher de chá de pimenta por refeição.
Quem acha que o ovo é o principal vilão do colesterol, está enganado. Segundo os especialistas, iniciar o dia comendo ovos no café da manhã significa consumir menos calorias ao longo das próximas 36 horas, por causa das proteínas do alimento.
As maçãs, velhas conhecidas das dietas, são ricas em fibras, que dão a sensação de saciedade e, quando digeridas, produzem o hormônio GLP-1, que “avisa” ao cérebro que o estomago está cheio. Comer maçã antes das refeições faz com que as pessoas ingiram até 15% a menos de calorias.
O limão surge como uma sugestão de suco diário. O alimento contém pectina, uma fibra solúvel que retarda a digestão e reduz a absorção de açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose que levam a beliscar ao longo do dia. Além disso, a vitamina C produz um aminoácido que estimula a queima de gordura.
A pesquisa quebra um tabu em relação à água, pois muitas pessoas tomam água uma ou duas horas após a alimentação com o objetivo de emagrecer quando, na verdade, a bebida deve ser consumida imediatamente após o término das refeições para ajudar no emagrecimento.
Outro alimento interessante nessa lista dos cientistas é a canela. Um recente estudo escandinavo apontou que consumir 3g de canela por dia reduz a insulina após as refeições. Como este hormônio transforma o excesso de açúcar em gordura, menos insulina significa menos quilos.
O próximo item da lista é o alho, uma vez que a alicina, composto que dá cheiro ao alimento, ajuda o sistema nervoso central a entender que o corpo está saciado, reduzindo a fome e estimulando hormônios como a adrenalina, que acelera o metabolismo.
Por fim, a pesquisa aponta os benefícios do chá verde, que contém catechinas, substância que estimula o corpo a queimar mais calorias. A indicação é que as pessoas bebam de três a seis xícaras por dia, o que aumenta a queima calórica em 40%.