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Confira os 8 passos fundamentais para empreender

04/05/2017

Não tem jeito, o empreendedorismo está na raiz dos brasileiros. Prova disso é que 34 a cada 100 brasileiros adultos possuem uma empresa ou estão envolvidos na criação de um negócio próprio. Além disso, ter um negócio lucrativo é o terceiro maior sonho dos brasileiros. Mas, a questão é: quando um profissional sabe qual é o momento ideal para investir no seu negócio?

 

Segundo a consultora de empresas e especialista em comportamento e desenvolvimento humano, Flora Maria Nunes Pachalski, um olhar atento e um bom conhecimento do mercado podem trazer mais segurança aos futuros empreendedores. Ela revela que existem sinais e pensamentos que podem ajudar a sentir se é chegada a hora de abrir o seu negócio. “Confie no seu instinto, tenha a percepção do que está faltando, distancie-se daquelas pessoas que reforçam a ideia que o seu negócio vai dar errado e busque conhecimento antes de começar”, afirma.

 

Atualmente, um dos fatores que deixa os brasileiros receosos em transformar seus sonhos em realidade é o momento instável que vive a economia. “Já que a maioria pensa dessa forma, pode ser justamente o momento em que se deva iniciar um negócio. As crises econômicas mais recentes não têm sido duradouras. Talvez valha muito a pena iniciar um negócio agora, pois em quaisquer circunstâncias um negócio em fase inicial terá dificuldades para crescer rápido. Esse tempo que leva para fazer a empresa deslanchar pode ser um bom laboratório para testar e adequar o modelo de negócio com menos concorrência, já que a maioria pisa no freio em momentos de crise. A decisão não é simples ou fácil, mas os dados do passado mostram que é na crise que muitos projetos bem-sucedidos foram iniciados”, diz.

 

E para quem sonha em empreender, mas ainda não sabe em qual mercado entrar, Flora lista 20 ideias de negócios que serão tendência em 2017: cosméticos, restaurantes casuais, mundo saudável, negócios digitais, empresas terceirizadas de limpeza, projetos para a economia de energia, reparos ou manutenções, franquias, delivery, cursos online, treinamento, venda de produtos usados, foodtrucks, divulgação e produção de conteúdo, exportação, cuidador de idosos, venda de alimentos para os que possuem restrições, soluções para redução de custos, móveis montáveis e mercado PET.  A especialista destaca: a grande maioria destes negócios pode ser transformada em e-commerces.

 

Flora reforça que empreender requer dedicação, preparo e muitas outras coisas. “Se você quiser ser um empreendedor de sucesso, não deve abrir o seu negócio por modismo, pois o resultado pode ser ao contrário do que se idealizou”, diz. Ela deixa um recado para quem tem o sonho de abrir o próprio negócio. “Ser um empreendedor é um desafio, mas um desafio estimulante, em especial quando você ama o que faz. Se esse for o seu caso, não tema o risco e permita-se experimentar”, relata.

 

8 passos para empreender

 

Para finalizar, Flora lista os 8 passos primordiais para empreender. “O risco é inerente às ações de empreendedorismo, mas acredito que as dicas a seguir apontam o caminho correto, tanto para começar um novo negócio quanto para colocá-lo nos trilhos novamente”, garante.

 

1 – Planejamento: Tudo deve começar com um plano de negócios realista, para saber quem são seus concorrentes, quais serão seus gastos iniciais e quais os recursos necessários para abrir o negócio. O planejamento deve ser monitorado sistematicamente e de tempos em tempos. É necessário reavaliar os rumos do negócio, ver o que está funcionando e o que não está na sua estratégia, realizando os ajustes exigidos.

 

2 – Controle financeiro: Um bom controle financeiro faz toda a diferença e uma maneira muito útil de começar o controle financeiro é através da separação das finanças pessoais e profissionais.

 

3 – Marketing: O ditado já diz: a propaganda é a alma do negócio.  É através de um bom marketing que o negócio se torna conhecido além das pessoas do seu círculo de amizades. E o marketing digital não deve ser de maneira alguma ignorado. Uma empresa que não aparece nas páginas de resultados do Google e não tem presença nas redes sociais é como se não existisse.

 

4 – Capacitação: Não importa a área de atuação de sua empresa: hoje, tudo é muito volátil e graças às tecnologias, as mudanças são cada vez mais rápidas e constantes. Quem não se adapta fica para trás e perde a corrida pela preferência do cliente. Não dá para parar de se atualizar. O fundamental é ficar bem informado.

 

5 – Faça o que ama, mas saia da zona de conforto: Todos nós sabemos que temos mais disposição para fazermos aquilo que amamos. Se você gostar do que faz, isso irá transparecer para seus clientes, colaboradores e funcionários, deixando todos mais felizes e à vontade ao seu lado. Mas não é possível focar apenas naquilo que você tem segurança. É preciso arriscar, sair da zona de conforto durante negociações e planos de investimento. Em especial, é preciso ter a mente aberta e estar pronto para abraçar novas ideias.

 

6 – Saiba ouvir o cliente: Isso não significa necessariamente que o cliente sempre tem razão. Mas as opiniões e as necessidades dele são responsáveis por definir os rumos do negócio. Aquilo que o seu cliente precisa deve ser suprido pelos seus produtos. Fique de olho nas novas necessidades e desejos que surgem para que você consiga fidelizar essas pessoas.

 

7 – Defina suas metas: Comece sendo realista e apoiando-se no seu plano de negócios. À medida que as primeiras metas forem sendo conquistadas, estabeleça novas e mais desafiadoras.

 

8 – Inovação: O mercado consumidor mudou e está sempre em busca de novidades. Para alcançar o sucesso, é fundamental que a empresa acompanhe essas mudanças. Inovar é pensar em ações e estratégias que possam não apenas satisfazer o consumidor, mas também surpreendê-lo.

 

 

04/05/2017

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