O dia mais esperado do ano pelos consumidores on-line está chegando. A Black Friday acontece no dia 25 de novembro e a estimativa, segundo pesquisa da Ebit, é que 84% dos consumidores aproveitem para fazer compras neste dia. Iniciada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma campanha para alavancar as vendas, trazendo descontos em diversos produtos nos sites.
Ainda segundo a Ebit, as lojas participantes devem faturar no dia 25 cerca R$ 2 bilhões. Os eletrônicos (34%), eletrodomésticos (28%), telefonia e celulares (27%), informática (23%) e casa e decoração (13%) devem ter a preferência dos consumidores. O cartão de crédito será a principal forma de pagamento (82%), seguido do boleto bancário (13,12%) e débito em conta (2,47%). Outro dado, do Índice Cielo de Varejo Ampliado, mostra que só a sexta-feira do dia 25 corresponde a sete sextas-feiras comuns em volume de vendas no comércio on-line.
Camila Bove faz parte da equipe comercial da Black Friday. Ela explica que qualquer empresa que tenha e-commerce pode participar da campanha. “É uma forma de alavancar as vendas neste fim de ano e também poder trazer esse movimento para as lojas físicas”, relata. Segundo ela, o nome Black Friday é de domínio público e as empresas podem utilizá-lo em seus sites para chamar atenção.
Para aproveitar a data o máximo possível, o Sebrae dá algumas dicas para as empresas alavancarem as vendas:
- Faça uma pesquisa prévia sobre quais itens tem potencial de venda ou se tornarão atrativos com os descontos;
- Estoque: defina os produtos e quantidades, analise a margem de lucro e negocie condições especiais com os fornecedores. Se não houver planejamento estrutural, logístico e financeiro, a empresa pode ter prejuízo;
- Calcule o prazo de entrega, considerando uma demanda extra;
- Mantenha o site atualizado;
- No site, coloque novas cores, chamadas atrativas para o dia da campanha e banners que atentem para a data;
- Explique claramente a política de troca e devolução da empresa;
- Informe o estoque disponível da loja;
- Respeite o Código de Defesa do Consumidor;
- Coloque os contatos telefônicos ou e-mails disponíveis da empresa para que os clientes possam esclarecer suas dúvidas;
- Comunique as promoções aos clientes pelas redes sociais e outros meios de comunicação. Envie e-mail marketing informando sobre o dia;
- Envie um e-mail agradecendo a compra, aproveite para saber se o produto chegou bem e se atendeu às expectativas e
- Nas lojas físicas, invista na vitrine decorando-a para a data, chamando para a promoção.