Acesso Rápido

Notícias

CONCURSO VAI DEFINIR LOGOMARCA DO PROJETO "DE OLHO NO ÓLEO"

05/04/2007

Alunos da rede municipal de educação de São José vão colaborar com a preservação ambiental na cidade e ainda receber prêmios pela iniciativa.

A promoção está sendo lançada para estudantes de 4ª a 8ª séries do ensino fundamenta. Através do Concurso "De Olho no Óleo", a Fundação Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação de São José, pretende definir uma logomarca para o projeto, lançado no mês março, ao mesmo tempo em que divulga noções de educação ambiental em relação ao uso e descarte do óleo de cozinha. O prazo para inscrição dos desenhos vai até o dia 25 de abril.

O objetivo da promoção é conscientizar a comunidade josefense sobre a importância da destinação dos resíduos de óleo vegetal através de processos ambientalmente corretos. "As crianças e adolescentes que participarem do concurso vão atuar como multiplicadores de informação junto aos pais, parentes e amigos do bairro ou da escola. Isso nos ajuda a preparar as comunidades para a próxima etapa do projeto", explica o Superintendente da FMMA, Eng. Sílvio César dos Santos Rosa.

Para participar do concurso basta ser aluno da rede municipal de educação, e estar cursando o ensino fundamental. A FMMA e a Secretaria Municipal de Educação vão distribuir nas escolas os formulários de inscrição e um DVD para ser assistido pelos participantes, contendo informações sobre o projeto. Serão premiadas as três melhores propostas, contemplando tanto os alunos classificados quanto os professores responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos. Mas, cada estudante pode fazer somente uma inscrição. 

A seleção e o julgamento dos desenhos será feita pela FMMA, levando em conta a relação direta com o programa "De Olho no Óleo", a criatividade do candidato, originalidade do desenho, comunicação da idéia e aplicabilidade da proposta, considerando cores, dimensões e profundidade. Em caso de empate entre dois ou mais concorrentes, o Superintendente da Fundação do Meio Ambiente fará o desempate.

As três melhores sugestões para a logomarca do projeto vão receber como prêmio um computador para o aluno que obtiver o primeiro lugar e uma bicicleta para o segundo e terceiro colocado, além de um DVD para o professor do aluno classificado em primeiro lugar.

Mais informações sobre o concurso e o projeto com o Superintendente da FMMA, Eng. Sílvio César dos Santos Rosa - 9983-6549

PARCERIA AEMFLO e CDL-SJ

Como aderir ao Programa

O projeto "De Olho no Óleo" foi lançado no mês de março, em parceria com a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), dirigido a todos os proprietários de estabelecimentos que atuam no setor de alimentação, e que utilizam óleo vegetal. Os empresários têm um prazo de 30 dias para adesão ao projeto, o que dá direito a receber um selo de identificação. As empresas que fazem a coleta desse material também têm que se licenciar junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente para poderem atuar na cidade.

Após esse prazo, o setor de fiscalização ambiental da FMMA vai começar a orientar e advertir os infratores para, posteriormente, iniciar a aplicação de multas administrativas, com valores que podem variar de R$ 500 a R$ 50 mil, conforme a gravidade do caso e a reincidência.

As empresas coletoras cadastradas terão que passar periodicamente nos locais credenciados para recolher o material e fazer o registro da quantidade de óleo de cozinha coletada. Os dados serão monitorados para avaliação dos resultados da campanha.

Numa segunda etapa, o projeto "De Olho no Óleo" deve ser estendido às oficinas mecânicas, lavações de automóveis e postos de gasolina, com a implantação da coleta do óleo mineral usado. A etapa final vai abranger condomínios residenciais, escolas e associações, para estimular a coleta doméstica do óleo vegetal utilizado na fritura de batatas, peixes, aves e outros alimentos.

Informações sobre a adesão podem ser obtidas com a FMMA ou com o consultor empresarial AEMFLO e CDL-SJ Mário Augusto S.Thiago- xx 48 4009-5512.

05/04/2007

Mais notícias