Quem acredita que a comunicação interna é uma prática utilizada somente nas grandes empresas, está enganado. Hoje as pequenas empresas também devem investir no diálogo com os funcionários, afinal, os próprios colaboradores são o primeiro público-alvo a ser envolvido nas ações da empresa.
É importante que os funcionários sejam informados sobre as atividades que acontecem e diretrizes que exercem no local do trabalho, para que possam literalmente “vestir a camisa” do empregador. Manter a comunicação interna faz com que os trabalhadores se sintam integrados no dia a dia e e também que saibam da importância do seu papel na organização e que o crescimento pessoal, profissional e da empresa, muito depende do desempenho que se realiza as tarefas.
Os empresários devem lembrar que uma opinião negativa de um colaborador descontente e mal informado pode causar danos irreparáveis à organização, principalmente em épocas que o “disse me disse” tem corrido rápido, com a internet e redes sociais sendo utilizadas como porta-voz. Portanto a interação entre os setores da empresa, por meio da comunicação interna, faz com que todos se unam em torno de um objetivo.
A utilização de jornais, boletins internos, newsletters, intranet, murais, eventos, concursos, caixas de sugestões etc, são algumas formas de levar informações necessárias aos colaboradores e promover a inclusão de todo o corpo funcional da organização.
Informações retiradas do Portal Administração