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Compras coletivas. Um bom ou mau negócio?

20/02/2012

Os sites de compras coletivas, que apareceram recentemente como uma novidade e uma vantagem irresistível para o consumidor, começam a apresentar falhas no funcionamento. A falta de clareza nas negociações, o descumprimento das ofertas e a falta de intimidade do consumidor com essa nova ferramenta fez com que as reclamações contra sites de compras coletivas aumentassem de forma acelerada. Só em 2011, foram registradas 45.898 queixas em um único site de reclamações pela internet, número seis vezes maior do que no ano anterior.

Em São José não é diferente. As reclamações contra sites de compras coletivas são inúmeras e aumentam a cada ano. A assessora jurídica do Procon de São José, Rochelly Blenke, confirma a regra nacional e percebe um aumento de reclamações no município. “Há muitas reclamações. O número vem aumentando cada vez mais, principalmente na oferta de compras relativas hotelarias e aparelhos eletrônicos”, informa.

O descumprimento dos prazos é a principal causa das reclamações. “Geralmente esses sites dão até três meses para resgatar o produto vendido. O que acontece é o cliente ir resgatar o seu produto na data estipulada e receber uma resposta do ofertante de que não há mais o produto no estoque. Além desse constrangimento, o ressarcimento ao consumidor leva meses para acontecer”, completa a assessora.

Esse foi o caso do estudante Marcelo Remor. Ele conta que comprou um brinquedo, no mês de setembro de 2011, para dar de presente ao sobrinho no dia das Crianças. O brinquedo não chegou, ele enviou diversos e-mails e a empresa respondia de forma subjetiva que o produto chegaria. Passaram-se cinco meses da compra e a empresa entrou em contato para saber se o produto havia chegado. Sem o produto, Remor pediu o estorno. “Eu me senti lesado, pois paguei R$ 90 no produto, esperei cinco meses para receber, entrei em contato diversas vezes com a empresa, que não me dava qualquer informação e somente no próximo mês, seis meses depois da compra é que serei ressarcido”, declara insatisfeito.

Para evitar problemas na hora de comprar, algumas dicas são importantes. Por prevenção, é recomendável entrar em contato com o estabelecimento que é citado no site e conferir se a oferta realmente existe. Pesquisar a eficiência do site de vendas e o histórico do estabelecimento também é aconselhável. O Procon orienta, ainda, que a atenção ao indicador de vendas que está no site pode ajudar a evitar problemas. Por exemplo, se mil pessoas estiverem comprando um produto e o preço estiver baixo, há uma grande chance de faltar o produto no estoque e a demora para a entrega do mesmo ser grande. Cautela na hora de comprar e muita atenção às ofertas são essenciais para evitar que a alegria e a vantagem se transformem em transtornos.

20/02/2012

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