Acesso Rápido

Notícias

Como potencializar as vendas e rentabilizar o negócio

28/01/2015

O mercado como um todo é volátil. E o empreendedor deve estar sempre à frente e planejar suas ações para que seu negócio esteja em destaque no mercado. Uma das estratégias mais comuns, mas não menos importante, é a que diz respeito às possibilidades de impulsionar o aumento das vendas.

Porém, antes mesmo de colocar em prática qualquer estratégia, é fundamental identificar as competências e carências da empresa. Para isso, o planejamento é imprescindível. Uma organização sem planejamento acaba sem uma diretriz, perdendo potencial e força no mercado, levando seus dirigentes a tomarem decisões mal pensadas, agirem por impulso e simplesmente reduzindo preços, sem estudar o cliente ou adotar qualquer estratégia, podendo gerar resultados negativos ao invés de solucionar o problema.

“O Grupo DVA investe em treinamentos em todos os segmentos, pois reconhece a importância que possuem, contribuindo cada vez mais para a qualidade dos serviços prestados. Anualmente, é feito um planejamento dos treinamentos que ocorrerão para as diversas áreas da empresa”, explica Carlos A. da Silva, gestor de Recursos Humanos do Grupo DVA.

A Universidade Harvard Business realizou em estudo com mais de 2.400 empresas como Shell, Apple, Windows, McDonald’s e Starbucks em diversos países e concluiu que empresas e organizações que investem na qualificação de seus funcionários aumentam em até 30% seu faturamento e destacam-se frente aos seus concorrentes.

A associada Jânio Telhas é um case de sucesso. Constantemente investe no treinamento de seus colaboradores. “A cada nova contratação, o novo funcionário passa por um treinamento interno de mais ou menos um mês, para total entendimento do nosso negócio. Também investimos em treinamentos e cursos que são ofertados aos colaboradores e o retorno é imediato, tanto na relação interna com os demais, quanto com os clientes. No segundo semestre de 2013, todos os funcionários passaram por um treinamento de neurolinguística e foi fantástico, percebemos um maior foco, melhor inter-relação pessoal e um atendimento diferenciado aos clientes”, destaca Guilherme de Souza, proprietário da Jânio Telhas.

Formar profissionais em vendas não é necessariamente uma fórmula, mas um complexo de ações profissionais e focadas. Um bom processo de recrutamento e seleção específico deve ter foco nas reais necessidades comerciais, pois existem caminhos cientificamente comprovados e descritos com orientações específicas para área comercial que incluem desde os traços de personalidade, e principalmente, a intenção de vida do profissional, seguido por um bom processo de treinamento e desenvolvimento que foca desde produtos ou serviços, até a desenvoltura (competências comportamentais) para interagir e atuar na área comercial. Atualmente, existem inúmeras metodologias extremamente eficazes e de grande impacto para o treinamento e desenvolvimento na área de vendas, como por exemplo, as simulações.

28/01/2015

Mais notícias