Como as emoções podem ajudar aumentar as vendas e como a neurociência potencializa os negócios foram temas da palestra que recebeu mais de 75 empresários da região dos bairros de Barreiros e Areias em São José nesta terça-feira (25), na segunda edição da CDL nos Bairros. O jornalista, empresário e diretor de Comunicação da AEMFLO e CDL-SJ, Edmilson Ortiz, colocou através de histórias de três personagens e da sua própria história como a comunicação e a neurociência podem ser aplicadas aos negócios com dicas e técnicas. O evento aconteceu na sede do Sincovar-SJ.
Ortiz falou sobre o poder da observação. “Grandes soluções saem de pequenas observações”, elucidou. Também trouxe uma série de indagações aos participantes como o valor que os participantes dão aos verdadeiros protagonistas da sua vida. Isso foi a base para falar do neuromarketing que é a aplicação da neurociência para entender e influenciar o comportamento do consumidor.
Ao analisar o cérebro, ele explicou que 85% das decisões são tomadas na zona inconsciente do cérebro. “Uma marca forte é similar a uma religião. As marcas trabalham com rituais, visão forte, um inimigo claro, apelo aos sentidos, intuição”.
Segundo o comunicador a grande habilidade da comunicação é ouvir. “É a capacidade de entendimento, de entender o que tem por trás, ouvir com o coração. Nós ouvimos para responder e não para entender”.
Segundo o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, o evento tem como objetivo fomentar networking, vendas e troca de experiências, além de aproximar cada vez mais as empresas da entidade e reforçar o comércio nos bairros. “Já tivemos uma ação no Kobrasol. Hoje estamos em Barreiros e em julho faremos mais uma edição em Forquilhinhas, todas com o objetivo de estarmos mais próximos, fazer algo mais dinâmico e promissor para as empresas associadas”, explicou.
O vice-presidente de Assistência e Serviços da CDL, Luan Tavares, apresentou as soluções empresariais que a CDL oferece e convidou os empresários para conhecerem tudo que as entidades podem oferecer. “Estamos aqui para fomentar negócios e gerar desenvolvimento no nosso município", ressaltou.
Durante o evento também foi apresentado o Conecta 360, um novo projeto que vai atuar na transformação digital para empresas da região. A AEMFLO e a CDL-SJ representam juntas a força empresarial da cidade, com mais de 4 mil empresas associadas. Com o slogan “Associativismo e inovação: o poder da colaboração transformadora”, as entidades trabalham voluntariamente para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico local e promover a inovação na região.