As cores são extremamente importantes para estimular as compras, pois são o primeiro contato visual que os clientes têm com o produto.
Um visual mal projetado pode afetar a credibilidade da comunicação da empresa e, ainda, impedir que o público-alvo se interesse pelo conteúdo ou simplesmente seja impactado pelas peças.
O Sebrae elaborou uma pesquisa sobre o que mais influencia na escolha de um produto e o resultado foi: 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. E 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca e a confiança do consumidor.
No design, a cor é uma poderosa ferramenta. Um exemplo é o dourado, que remete a ouro e produtos Premium em vários países, como na Europa. Contudo, as cores podem ter diferentes significados em diversos lugares.
Em geral, na América, as cores significam:
É importante ter atenção, pois a cor não é a única que influencia na hora da compra. O design, as palavras e conveniência também induzem o comportamento do consumidor. As palavras são poderosas e podem ser utilizadas para evocar sentimentos. Na pesquisa constatou-se que 60% das pessoas preferem comprar produtos que tenham a palavra “garantia” associada ao produto.
Fonte: Sebrae