Acesso Rápido

Notícias

Como as cores influenciam os consumidores na hora das compras

21/01/2015

As cores são extremamente importantes para estimular as compras, pois são o primeiro contato visual que os clientes têm com o produto.

Um visual mal projetado pode afetar a credibilidade da comunicação da empresa e, ainda, impedir que o público-alvo se interesse pelo conteúdo ou simplesmente seja impactado pelas peças.

O Sebrae elaborou uma pesquisa sobre o que mais influencia na escolha de um produto e o resultado foi: 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. E 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca e a confiança do consumidor.

No design, a cor é uma poderosa ferramenta. Um exemplo é o dourado, que remete a ouro e produtos Premium em vários países, como na Europa. Contudo, as cores podem ter diferentes significados em diversos lugares.

Em geral, na América, as cores significam:

  • Amarelo: otimismo e jovialidade. É usado para reter a atenção em vitrines.
  • Vermelho: energia. Aumenta a pulsação e cria uma sensação de urgência. Normalmente é usado em liquidações.
  • Azul: cria a sensação de confiança e segurança. É utilizado em bancos e empresas.
  • Verde: associado à saúde, é a cor mais fácil de ser processada pelos olhos. É usada para relaxar nas lojas.
  • Laranja: agressividade, chama à ação: comprar, vender…
  • Rosa: cor romântica e feminina, usada para venda de produtos para mulheres e meninas.
  • Preto: poderoso, usado em produtos de luxo.
  • Roxo: usado para acalmar, mais visto em produtos de beleza e antienvelhecimento.

É importante ter atenção, pois a cor não é a única que influencia na hora da compra. O design, as palavras e conveniência também induzem o comportamento do consumidor. As palavras são poderosas e podem ser utilizadas para evocar sentimentos. Na pesquisa constatou-se que 60% das pessoas preferem comprar produtos que tenham a palavra “garantia” associada ao produto.

Fonte: Sebrae

21/01/2015

Mais notícias