Acesso Rápido

Notícias

Comércio josefense também está otimista para o Dia das Mães

08/05/2012

Dia das Mães não são só elas que comemoram. O comércio também festeja a data, com o aquecimento nas vendas. A data que homenageia as mães é a segunda mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. A comemoração é sempre esperada com otimismo pelos empresários, que a cada ano presenciam um acréscimo nas vendas. E este ano não é diferente.

Segundo a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) de Santa Catarina, a expectativa é de um aumento de 4,5% nas vendas em relação a 2011. Entre as explicações estão o maior poder de compra dos consumidores devido à diminuição da taxa básica de juros (Selic) e à prorrogação da redução de IPI (Imposto sobre Produto Industrialização), que atingem produtos da linha branca como fogões, geladeiras e máquinas de lavar, itens de grande procura nessa época do ano.

A generosidade na hora de presentear também costuma estar presente no Dia das Mães. De acordo com uma pesquisa da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Santa Catarina), os filhos catarinenses pretendem gastar em média R$ 123, um aumento de R$ 15 em comparação com 2011, quando era esperado um gasto de R$ 108,00. Na lista de preferências estão os artigos de vestuário (40,9%), os perfumes e cosméticos (20,4%), os calçados e bolsas (19%), as flores (10,2%) e os eletrodomésticos (8,5%).

Em São José, a expectativa acompanha as projeções feitas pela FCDL-SC e segundo o diretor de Desenvolvimento do Comércio Varejista da CDL de São José, Roberto Carmes, é esperado um crescimento de até 5% em relação a 2011. “O Brasil passa por um aquecimento na economia e esse momento somado a essa data com certeza vai ter bons resultados para o comércio”, analisa. Carmes ainda vê as promoções e ações de divulgação das empresas como fator que impulsiona ainda mais o acréscimo na procura por produtos e, consequentemente, estimula o aumento das vendas.

A CDL-SJ, com o apoio da AEMFLO, está estimulando o comércio josefense com a campanha "Ser presente faz toda a diferença". Cartazes, busdoor, comerciais de TV, spots em rádios e anúncios em jornais fazem parte da força tarefa das entidades para promover essa data importante: o dia de todas as mães.

08/05/2012

Mais notícias