O Natal de 2013 será marcado pela retração, segundo pesquisas realizadas pelas entidades que congregam o setor varejista. A estimativa da CDL-SJ é de que as vendas cresçam apenas 5% em relação ao ano de 2012. A Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) estima um aumento de 3% das vendas de Natal deste ano em comparação ao ano passado.
Já a FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC) aponta um número ainda menor: trabalha com a possibilidade de um acréscimo de apenas 2%. O crescimento é considerado pequeno, já que em anos anteriores a expansão foi maior – em média em 2012 a expansão foi de 4,35% e em 2011 de 3,89%. “As vendas continuarão crescendo, porém em ritmo inferior ao dos outros anos. A indicação é para que os lojistas invistam em atrativos para potencializar suas vendas, atraindo um número maior de clientes e consequentemente, elevando suas vendas”, pontua Rafael Kretzer Althoff, diretor de Comércio e Serviços da CDL-SJ.
Os itens de vestuário lideram a preferência dos catarinenses entre os presentes de Natal. Segundo a pesquisa da FCDL/SC, o segmento responde por 71,6. Em seguida aparecem os brinquedos, livros, CDs e DVDs, com 57,1% e chocolates e artigos de bomboniere, com 54,6%. Destaque para os itens de cosméticos e perfumaria, com 47% de intenção de compra, lugar ocupado pelos eletroeletrônicos no ano passado.
O levantamento aponta que o tíquete médio ficou em R$ 112,40, resultado 9% menor que os R$ 123,70 do ano passado. A principal escolha do catarinense é comprar os presentes em lojas físicas; 53% afirmam que irão às lojas tradicionais ou comércio de rua. Já 30% devem comprar em shoppings centers e 4% pela internet.
Para atender a todos nessa importante data, o comércio do município está preparado, com horário de atendimento diferenciado no período natalino. Segundo acordo divulgado pelo Sindilojas, ficaram estabelecidos os horários do comércio em geral e shoppings centers, e para os lojistas de São José e região.