Maioria dos empresários do setor aposta em crescimento de 9%
A decoração de Páscoa já começa a tomar conta das grandes redes de supermercados do Estado, anunciando um clima de otimismo paras vendas de chocolate neste ano.
Mesmo ainda diante das incertezas trazidas pelo cenário de crise internacional, empresários catarinenses anunciam estoques recordes, confiantes em manter a demanda aquecida.
Pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), realizada com 50 lojas, entre grandes e pequenos empreendimentos de diferentes regiões do Estado, mostra que 40% dos empresários esperam crescimento de até 9% nas vendas da Páscoa deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Apenas o Angeloni, a maior rede de supermercados do Estado, com 20 lojas, confirma estoque com entre 500 mil e 550 mil ovos de chocolate. Segundo o diretor comercial da rede, José Augusto Freta, o volume representa incremento de 10% em relação a 2008.
O mesmo aumento é anunciado pela rede BIG, que conta com seis lojas no Estado. A expectativa do grupo é de vendas 15% superiores.
O presidente da rede Giassi, Zefiro Giassi, descarta qualquer impacto da crise nas vendas e confirma incremento do estoque de 10%. Com nove lojas, a rede oferecerá a opção de parcelamento das compras acima de R$ 120,00 para atrair consumidores.
- Não podemos nos acovardar diante da crise, temos que conquistar nossa fatia do mercado - destaca Giassi, dizendo que além do crescimento na Páscoa, projeta alta no faturamento previsto para este ano.
No Hippo Supermercados, o assessor comercial Robson Sacheti também diz que não foi sentido qualquer impacto negativo devido à crise. O estoque de ovos é de 15 mil unidades. Ele diz que a expectativa é de um faturamento 15% maior do que o de 2008.
Na rede Imperatriz, o estoque de 415 mil ovos representa um incremento de 30% em relação ao ano passado. O gerente de marketing Luciano Faraco diz que o aumento é justificado pela reforma de duas lojas e inauguração de mais uma unidade na Capital, a 18ª da rede em SC.
Havan compra 1 milhão de ovos para SC e PR
E não são apenas os supermercados que estão apostando forte na venda dos chocolates. A rede Havan montou um estoque com cerca de um milhão de ovos de Páscoa para as 15 lojas de SC e do Paraná.
De acordo com diretor-presidente da rede, Luciano Hang, a Havan está preparando a maior Páscoa da sua história, projetando um aumento das vendas entre 20% a 30% para a data.
Ontem, diante dos primeiros chocolates expostos na loja da Capital, Márcia de Souza aproveitou para iniciar as pesquisas de preço, ao lado dos filhos Caio e Sophia. A decoração da rede deve estar pronta até a próxima semana.
Fonte: diario.com.br