Acesso Rápido

Notícias

Comércio brasileiro chama atenção de investidores

14/06/2011

Brasil, Uruguai e Chile. Os três países lideram a lista mundial dos mais atrativos para o investimento no comércio, é o que aponta o Índice Global de Desenvolvimento do Varejo (GRDI) divulgado pela empresa de consultoria americana A.T. Kearney. Esta é a primeira vez em dez anos de existência do índice, que países latino-americanos derrubam a potência da região asiática como destinos de investimento mais interessantes. Por incrível que pareça, atrás desses sul-americanos, estão Índia, Kuwait, China, Arábia Saudita, Peru, Emirados Árabes e Turquia.

De acordo com a empresa de consultoria, os preparativos para dois grandes eventos esportivos mundiais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, transformam o Brasil em um mercado promissor que deve receber investimentos de até US$ 50 bilhões. Já o Uruguai, aproveita a carona e aposta no impulso brasileiro para se tornar uma opção atrativa para pôr a toda prova novos modelos de negócios na região. O Chile foi apontado o terceiro país mais atrativo para novos investimentos, afinal ele é considerado um dos mercados mais competitivos da América Latina, por causa dos incentivos criados pelo governo para estimular o consumo, de acordo ao relatório.

Outra tendência observada no GRDI é o crescimento de novos canais de distribuição por meio do comércio eletrônico, dada a maior penetração tecnológica nestes países. A consultoria americana analisa 30 países em vias de desenvolvimento em função de seus atrativos para investidores no varejo a partir de variáveis como riscos políticos e econômicos, saturação do mercado, ambiente de investimento e janelas de oportunidade de negócio.

14/06/2011

Mais notícias