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Comércio amarga queda de 8,95% nas vendas do Dia das Crianças

14/10/2015

As expectativas se confirmaram e o comércio varejista registrou o pior resultado dos últimos seis anos para o Dia das Crianças. Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana da data, entre os dias 5 e 11 de outubro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo as entidades, as consultas para vendas a prazo do Dia das Crianças repetiram o comportamento de baixa das demais datas comemorativas deste ano: Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais (-11,21%).

Em 2014, o volume de vendas já havia registrado uma queda de 1,50%, mas em anos anteriores os resultados foram positivos: crescimentos de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e 8,5% (2010). O Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do Natal e funciona como uma tendência para as vendas do fim de ano.

A CNDL e o SPC Brasil atribuem o resultado à crise econômica, pois com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compra do brasileiro fica cada vez mais limitado. Com a insegurança econômica, os consumidores estão procurando não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas.

A gerente da loja RS Variedades, Sandra Rodrigues, calcula uma queda de 20% nas vendas deste ano. “O movimento foi muito fraco, apesar de ainda estarmos vendendo brinquedos para quem deixou para última hora”, diz ela, que não está muito animada com a proximidade do Natal. “Se as vendas forem iguais ao Dia das Crianças e do resto do ano, estamos chorando desde já”, conta Sandra, descontraída.

14/10/2015

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