Conforme acordado na última reunião do COMDES (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis), o Conselho enviou um ofício à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), na sexta-feira (11/07), fazendo reivindicações sobre a obra da Alça de Contorno.
No ofício, o COMDES solicita mais informações referentes às desapropriações no trecho entre São José e Palhoça. O Conselho destaca que serão 623 desapropriações no total e que no trecho em questão serão 120 propriedades a serem desapropriadas. Dessas, 56 casos já estão resolvidos, 48 em negociação, sete aguardam documentos e nove estão no departamento jurídico.
O COMDES solicita também mais informações quanto à licença ambiental de implantação dos trechos norte e sul da obra. O presidente do Conselho, Marcos Souza, explica que a concessionária tem prazos contratuais para cumprir, enquanto a sociedade civil organizada tem o compromisso e o dever de fiscalizar, acompanhar e colaborar para que esse projeto aconteça dentro desses prazos. “O início das obras era apenas a primeira meta. O que queremos mesmo é a obra pronta, entregue e atendendo efetivamente aos interesses da sociedade”, conclui.