Descontos chegam até a 60% em artigos de decoração, roupas e móveis
Para aproveitar a onda das megaliquidações das lojas de eletroeletrônicos, o varejo catarinense antecipou as promoções de Verão e oferece artigos de decoração, vestuário e calçados com descontos que variam de 10% a 60%.
Além das liquidações pontuais de cada lojista, realizadas inclusive nos shopping centers, a campanha Liquida Floripa, na Capital, envolve 80 lojas de decoração e bazar, com descontos de até 50% em móveis e artigos para a casa.
Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), Roque Pellizzaro Junior, o volume de vendas que as liquidações de móveis e eletroeletrônicos empolgaram o comércio do Estado e resultaram numa antecipação da queima de estoques das coleções de Verão.
- Os lojistas estão tentando aproveitar a maré, focados na vontade do consumidor de aproveitar os melhores preços, e com isso atender esta demanda e regular os estoques - explica.
Oferta também no ramo automobilístico
De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), Antônio Edmundo Pacheco, as ofertas existem em todos os setores do comércio, inclusive no ramo automobilístico.
- São muitas promoções interessantes, com preços menores, juros mais baratos e pagamentos mais elásticos. Isso é normal no início do ano, para agilizar os estoques. É uma tendência que vem se consolidando, mas a cada ano as liquidações começam mais cedo, apesar do movimento turístico continuar em alta, porque visa atender o principal mercado, que é do pessoal nativo - diz.
Conforme o presidente da CDL de Florianópolis, Itamar Cavali, existem várias iniciativas individuais, mas campanha em conjunto com 80 lojistas de decoração garante descontos de 10% a 50% em artigos de bazar e móveis. A promoção estende-se até 17 de fevereiro.
- Fizemos esta promoção em 2006, com menos empresa. Os lojistas buscam melhores preços com os fornecedores e conseguem oferecer preços 20% a 30% menores. Os maiores descontos, de 50%, são para vender as mercadorias em exposição e renovar o show room das lojas - afirma.
Cavali destaca que setores como vestuário e calçados anteciparam as liquidações, antes agendadas para o final da estação de Verão, entre março e abril.
- Roupas e calçados são artigos de moda que se não forem vendidos até o final da estação, dificilmente são comercializados depois. Por isso, o interesse do lojista em queimar estoques. Talvez tenha ocorrido um pouco de precipitação ao antecipar as promoções para o meio da estação porque a cidade está cheia de turistas - ressalta.