A AEMFLO e CDL de São José enviaram um ofício à prefeitura do município na última terça (7), relatando os problemas causados pelas alterações no trânsito na avenida Leoberto Leal, em Barreiros e sugerindo alternativas em busca de avanços. As soluções foram indicadas também por comerciantes locais, após reunião com o presidente das entidades, Marcos Souza.
As mudanças executadas entre os dias 2 e 20 de dezembro apresentaram progresso em determinados horários, porém causaram outros transtornos. Entre os problemas, o ofício descreve novos engarrafamentos, ocasionados por migração de outras vias; quedas de até 50% no movimento do comércio local devido à falta de retornos próximos; e dificuldades com estacionamentos irregulares, ausência de recuo para ônibus e desrespeito aos mesmos existentes. As entidades questionam porque não houve o fechamento no início e fim da avenida, além da falta de melhorias em relação aos pedestres.
No ofício, há diversas propostas para solucionar os problemas. Entre elas o início imediato da Zona Azul para resolver questões de estacionamento ao longo da via; fiscalização do uso de recuos por parte dos ônibus; e um estudo de limitação de horário para veículos pesados de carga e descarga. Outras sugestões são a adoção de radares, melhoria no número de retornos e atenção aos pedestres.
[ Versão em PDF ]