Acesso Rápido

Notícias

Classe empresarial pressiona ANTT sobre traçado da Alça de Contorno

24/06/2015

As obras da Alça de Contorno já começaram há cerca de um ano, mas o local onde será construído o traçado ainda gera polêmica.

Na última sexta-feira (19/06), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) apresentou outras propostas, mas o diretor da concessionária, Jorge Bastos, afirmou que a decisão final cabe ao Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e três senadores do Estado.

A ANTT estuda três modelos de uso da BR-282, em Palhoça, para ligar a Alça de Contorno à BR-101 Sul. A primeira hipótese mantém a plataforma atual da BR-282, mas com três faixas nos dois sentidos, sem barreira física separando as pistas. A segunda acrescenta barreira física entre as pistas e alças em desnível. E a terceira transforma a BR-282 em uma via expressa para o contorno, desviando o tráfego da BR-282 para vias marginais.

A AEMFLO e CDL-SJ enviaram nesta terça-feira (23/06) um ofício à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) reivindicando o início da construção do traçado da Alça de Contorno original, já aprovado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que inicia no KM 177 da BR-101, no Vale do Rio Inferninho, em Biguaçu e termina no KM 220, próximo à ponte do Rio Aririú, em Palhoça.

As entidades defendem que a Alça de Contorno já deveria ter sido concluída e entregue em 2012 e não há justificativas para atrasar ainda mais a obra, já que todas as licenças foram concedidas. O crescente fluxo de veículos na BR-101 nos trechos São José, Biguaçu e Palhoça ocasiona graves acidentes e inviabiliza o tráfego de veículos de passeio e também de transporte de cargas.

O vice-presidente de Patrimônio da AEMFLO, Nelson Antônio Silveira, considera a proposta de mudar o traçado inconsequente. “Estamos lutando há aproximadamente 20 anos para que esta obra seja entregue e agora, com todas as licenças concedidas, a ANTT sugere começar do zero? É uma atitude totalmente irresponsável”, declara.

Com informações da Agência Alesc

24/06/2015

Mais notícias