Não é novidade que a queda da renda da população, do nível de emprego e da demanda estão afetando as empresas.
Muitos gestores se questionam se já chegamos ao fundo do poço, ou se a situação ainda irá se deteriorar. A outra dúvida é: como dar a volta por cima?
Para ampliar as chances de superação das dificuldades causadas pela crise mundial da economia, a consultora Gisela Kassoy elaborou cinco etapas para que seus clientes e parceiros visualizem as oportunidades e alavanquem os negócios.
Confira as dicas de Gisela
* Em primeiro lugar, tente distinguir as energias internas que podem ser mobilizadas para superar as adversidades alheias à organização. A crise vem de fora para dentro, mas nem por isso deve ser paralisante;
* Avalie, valorize e motive seus talentos internos, potencializando o capital intelectual e a garra para atender as necessidades de clientes externos;
* Renove, explique ou reinvente a estratégia e as táticas da empresa. Tente vinculá-la, radicalmente, às ansiedades e preocupações com custos, prazos e sucesso de seus parceiros atuais e futuros;
* Exponha, discuta e negocie custos tanto com clientes quanto com colaboradores;
* Valorize decisões de cunho emergencial, bem como transformações que irão perdurar no longo prazo.
Fonte: FCDL/SC