De acordo com o Serasa Experian em fevereiro deste ano foram devolvidos 1,83% de cheques por insuficiência de fundos em todo o país. Em comparação com o mês de janeiro houve um aumento de 0,13 %, que registrou 1,70%. Compras parceladas no Natal, gastos nas férias, despesas e taxas típicas de início de ano pressionam o orçamento familiar e ajudam a população a ficar no vermelho.
A perspectiva é de que os cheques sem fundos devam aumentar nos meses de março e maio, meses que historicamente ocorrem os picos sazonais. Além disso, a política monetária voltada para o controle da inflação, via elevação dos juros, tem impactado nas finanças dos consumidores mais endividados, que possuem dívidas mais altas, como o cheque especial e o cartão de crédito, deixando menos recursos disponíveis para o pagamento de outras dívidas.
A AEMFLO e a CDL de São José oferece aos associados os serviços do Serasa Experian para ajudar o empresário a conhecer o potencial de pagamento do cliente antes de conceder crédito, evitando riscos e perdas. Mais informações pelo telefone (48) 4009-5543.