Novos estudos científicos procuram encontrar a chave para o sucesso individual. Os segredos que podem diferenciar os resultados obtidos por pessoas comuns e aqueles demonstrados pelos indivíduos que demonstram um desempenho extraordinário em suas áreas de atuação.
Uma das últimas pesquisas desenvolvidas neste sentido foi aquela divulgada pelo professor de psicologia da Universidade da Flórida, Karl Anders Ericsson, que afirma que são necessárias pelo menos 10 mil horas de treino para que um profissional, seja da área que for – inclusive no âmbito empresarial – consiga se destacar internacionalmente.
O trabalho de Ericsson afirma que personalidades destacadas como o empresário Bill Gates, o jogador de futebol Ronaldo e presidentes como Luís Inácio Lula da Silva e Barack Obama não têm genes diferentes das pessoas comuns. A pesquisa do professor de psicologia confirma o que outros estudos já apontavam: que o sucesso se fundamenta em 99% de transpiração.
Ericsson estuda personalidades de várias partes do mundo há 20 anos para entender as razões que fazem com que algumas pessoas sejam extremamente bem sucedidas em suas áreas de atuação – enquanto a maioria não consegue a mesma projeção e reconhecimento. O investigador descobriu que a chave para que alguém realmente consiga tornar-se uma excelência em seu trabalho passa por treinar duro, em seu limite, um hábito que faz com que, no final de um longo período de dedicação, esta pessoa consiga modificar o próprio cérebro para conseguir resultados fora do comum. A fórmula do sucesso proposta por Ericsson envolve 10 mil horas de treino, motivação, autocontrole para saber esperar o seu momento e um pouco de sorte.
Fonte: Superinteressante – Gazeta do Povo – Ciência e Vida