Os celulares estão cada vez mais versáteis quando se fala em funcionalidades. Eles dispõem de câmeras de vídeo e fotos, acesso à internet, e-mails e redes sociais e ainda os torpedos e ligações. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o número de usuários de telefonia móvel já ultrapassa os 183 milhões no Brasil. Isso significa que a cada 100 habitantes, 95,26 têm um número de celular.
A acessibilidade dos aparelhos e o apego cada vez maior das pessoas com os celulares, têm refletido no ambiente de trabalho. As diversas funcionalidades dos aparelhos móveis são atrativos que podem dispersar a atenção no trabalho. Segundo o especialista em memorização e concentração, Mauro Alessi, o profissional que se dispersa facilmente, não consegue realizar as tarefas no prazo e fica mais vulnerável para cometer erros.
Para evitar o uso indevido é necessário ficar atento a alguns pontos. É importante verificar se a empresa possui regras sobre o uso do celular e acatá-las. Hábitos como deixar o aparelho no silencioso ou no vibra-call, responder torpedos no intervalo ou fim do expediente e, em casos de emergência, sair da sala para atender o celular, ajudam a manter uma postura profissional e não atrapalhar os colegas de trabalho. Entretanto a principal postura a ser adotada é o bom senso e sempre colocar os assuntos de interesse da empresa em primeiro lugar e ficar atento às próprias ações.
Fonte: Folha.com